Dermatofitose (Tinha, fungo, micose de gatos)

15 out

Fonte – Blog Veterinária de Felinos – Dra Melissa Orr

Dermatofitose, frequentemente chamada de tinha, é uma infecção fúngica que acomente as camadas superficiais da pele e áreas cornificadas da pele e unhas. Quase todos os casos felinos (cerca de 95 %) são causados por Microsporum canis. O gato também pode estar infectado por trichophyton mentagrophytes e Microsporum gypseum. A exposição direta ao fungo não resulta necessariamente em infecção e nem sempre a infecção causa sinais clínicos. Gatos de pêlo longo tem maior probabilidade de sofrer infecções sintomáticas. O período de incubação típico vai de 1 a 14 semanas, mas alguns gatos permancem portadores assintomáticos por longos períodos. As lesões tem o típico aspécto de áreas circulares de alopecia, mas esse aspécto pode ser tão diversificado que devemos suspeitar de dermatofitose em pratica

mente qualquer gato com doença cutânea, inclusive os acometidos por dermatite miliar. Os fatores de risco são imunossupressão, locais onde vivem muitos gatos, desnutrição, más condições de higiene e ausência de quarentena para novos gatos que chegam a uma habitação onde já vivem vários gatos.
DIAGNÓSTICO
-Sinais clínicos:
As lesões clássicas podem estar leve ou moderadamente pruriginosas, acompanhadas de alopecia parcial ou maculosa e formação de escamas e crostas. Frequentemente os gatos estão acometidos na cabeça, face, e membros anteriores. Contudo, dermatofitose pode  parecer-se com qualquer distúrbio felino na pele ou nas unhas.
-Exame com lâmpada de Wood
-Cultura para fungos
TERAPÊUTICA PRIMÁRIA
– Quarentena
-Terapia tópica- clotrimazol / miconazol
-Terapia sistêmica- griseofulvina / cetoconazol
-Controle do ambiente
-Corte dos pêlos
-Vacinação- deve ser associada ao tratamento geral.
 A DERMATOFITOSE É CONTAGIOSA PARA OS SERES HUMANOS, TRATANDO-SE DE UMA ZOONOSE.
PROGNÓSTICO
Alguns gatos tem infecções autolimitantes, mas a infecção persistente, estado de portador ou zoonose justifica o tratamtneo intenso. Em geral o prognóstico é bom se forem tomadas medidas terapêuticas rigorosas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: