Beneficios dos Meaty Bones para gatos

1 out

Do blog Amor e Miados

*Meaty Bones = ossos carnudos
 
Para os gatos, comer da forma que a natureza os desenvolveu, significa um enorme alcance de beneficios da saúde fisica, fisiologica e psicologica que uma dieta não-natural, cozida, enlatada ou em forma de grãos ou até mesmo somente carne bovina crua, não consegue oferecer a eles. 

Como alimentamos nossos gatos é um ponto crucial. Quanto mais proximo de uma alimentação inteira, sem processamento, crua, melhor para eles. 

Na natureza os gatos comem presas inteiras. Gatos são naturalmente equipados com mandibulas fortes e dentes afiados, proprios para arrancar e partir carne, mastigando os ossos de pequenos animais. 
codornas são um otimo exemplo de presa inteira para um gatinho
 
Eles também possuem acidos estomacais muito fortes, assim como tratos digestivos bem curtos que foram feitos para processar ossos e carne crua de maneira eficaz. Se você alguma vez já testemunhou um gato comendo um rato que caçou, pôde perceber o quanto comer presas inteiras e cruas é perfeitamente natural para estes felinos. 
Baunilha e um meaty bone de codorna – coxa e sobrecoxa –

Os ossos crus são consumidos, primeiramente, por seus valores nutricionais. São uma fonte de calcio natural e altamente digerivel, oferecendo um equilibrio natural entre os niveis de fosforos encontrados na carne crua. 

Calcio adequado é vital para o crescimento e desenvolvimento e para a composição correta dos dentes e ossos, assim como a estrututura das articulações. É vital também para a contração muscular do corpo, incluindo o musculo cardiaco e engloba varios outros processos metabolicos. 

O calcio de ossos crus pode ser 4x mais digerivel que grande parte dos suplementos de calcio no mercado. Os ossos também possuem pequenas quantidades de cartilagem ( que ajudam a proteger contra artrite ), medula ossea e outros minerais que são vitais para  a saúde do esqueleto dos gatos. 
comidinha da Baunilha com dorso de frango como meaty bone

Um bom osso carnudo também é importante para o trato digestivo dos carnivoros, já que possui ação limpadora, oferecendo volume à dieta e ajudando o intestino a se movimentar de forma correta. 
 
Gatos irão preferir ossos menores e mais macios. Pescoços e asas de frango são os mais populares, assim como pedaços de coelho. Carcaças de frango ( dorso ) também agradam. Muitas pessoas não acreditam que gatos comem ossos, mas gatos são capazes de comer um coelho inteiro, começando pela cabeça, mas a maioria deles simplesmente opta pelas partes mais suculentas e faceis. 



Gatinha tripé, gordinha e com sino que caçou e comeu um filhote de coelho
Um gato adulto pode ser mais resistente ao consumo de ossos, principalmente se ele possuir dentes ruins por ração seca industrializada. O ideal é oferecer os ossos carnudos quando ainda são filhotes e continuar o habito. 
pescoços de galinha podem ser oferecidos inteiros ou em rodelas
Gatos alimentados com uma dieta crua e com ossos são incentivados a usar a mandibula e os dentes. As ações de puxar, arrancar e abocanhar os pedaços da carne e dos ossos promove um atrito e escovação natural para os dentes o que ajuda a deixar as gengivas saudaveis, dentes brancos e limpos e as mandibulas fortes. E uma boca saudavel é parte muito importante na saúde do animal como um todo. 
 
O gato da esquerda, que se alimenta de ração comercial, tem dentes muito ruins. Este animal sofre com doenças periodontais dolorosas e os dentes cobertos de tartaro. Essas condições são um resultado direto de uma alimentação não-natural altamente processada e cheia de carboidratos, por um grande periodo de tempo. 



O gato da direita tem sido alimentado com uma dieta de comida crua e como resultado, possui excelente saúde oral. Isso ocorre graças ao atrito natural da carne e ossos, que mantém as gengivas e dentes saudaveis. 
 
Tantos gatos são alimentados com comida industrializada que um enorme numero deles sofre com problemas dentarios ou de gengivas. E, gatos com uma má saúde oral, acabam sendo mais propensos à mal halito e bacterias nocivas, ocasionando problemas de saúde mais sérios e graves por todo o seu corpo. 
Arthur, depois de  7 meses de AN, se deliciando com um pescoço de codorna
O mal cheiro cronico da boca de um gato é mais do que algo desagradavel, é o sinal que o seu animal não está sendo alimentado de forma correta. 
 
Oferecer uma dieta de carnes cruas, com ossos carnudos e carcaças geralmente diminui e até mesmo resolve o problema.”   
Texto construido com traduções de:

Vets All Natural – http://www.vetsallnatural.com.au/index.php?option=com_content&view=article&id=88&Itemid=103

Raw Fed Cats – http://www.rawfedcats.org/benefits.htm

Anúncios

5 Respostas to “Beneficios dos Meaty Bones para gatos”

  1. Victor 25/02/2014 às 7:08 pm #

    Bem tendenciosa essa matéria… pulou convenientemente os perigos de doenças da carne crua como a toxoplasmose e a rápida deterioração da carne crua e sinceramente a forma que distorceu e caluniou a alimentação com rações (se fosse assim como no texto QUE veterinário recomendaria ração?!?) foi extremamente antiética (o que levanta dúvidas sobre o artigo inteiro).
    Sinceramente lastimável…. não que a culpa seja do site pois apenas traduziu o texto.
    Lembrando que na natureza o predador não come apenas carne, mas primeiramente os órgãos internos (e o que a presa comeu) e as vezes as carcaças e ossos (o que é exatamente o contrário do dito pelo texto).
    Seria uma ótima opção para complementar a alimentação junto com rações de qualidade seca (que não dá gengivite ou problemas dentários) ou úmida (que adere aos dentes como a carne… como nós ao comer um churrasco e sem remoção vai apodrecendo como a carne presa ao dente o é) com atenta higiene dentária e não para substitui-la sem complementação vitamínica.
    Abraços.

    • mbavaresco 26/02/2014 às 12:56 am #

      Como já disse antes, o intuito de disponibilizar essas matérias (que não são necessariamente o ponto de vista dos autores desse blog) é gerar o debate.
      Obrigada por participar e deixar sua opinião.

  2. Victor 26/02/2014 às 12:42 pm #

    Desculpe se pareceu uma crítica ao blog.É que vejo muito radicalismo em certas opções.

  3. Dani S 12/03/2014 às 1:32 pm #

    Meus dois gatinhos comem carne crua no almoço, infelizmente não aceitaram bem os pescoços de galinha e meaty bones, gostam da carne picada em pedaços, por isso, para não ocasionar tártaro, dou ração nas refeições da manhã e noite, não sou favorável em deixar a ração disponível durante todo o dia e noite, os gatos acabam engordando.
    A matéria é muito boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: