Leite – Pode ou Não Pode?

5 ago
Fonte – Dicas Peludas
 

Por: MV Dra. Luciana Domingues de Oliveira

Cães e gatos são mamíferos. Isso significa, entre outras coisas, que os filhotes se alimentam, por um certo tempo, exclusivamente do leite produzido por suas mães. Entretanto, há uma diferença muito importante na composição do leite produzido por cada espécie de mamífero e, mais que isso, mamíferos têm seu metabolismo adaptado com enzimas digestivas para aproveitar o leite apenas quando são filhotes. Então, podemos dizer que é um erro grande, mas bastante comum, os proprietários fornecerem leite de vaca para cães e gatos adultos e filhotes. Especificamente no caso do leite de vaca, como ele é produzido por um animal herbívoro, é muito rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras para um carnívoro, como o cão ou o gato. Por isso, podemos observar diferentes problemas em cães e gatos alimentados com leite de vaca.

Os principais são:

– Filhotes: por causa do alto conteúdo de lactose do leite de vaca e pequenas quantidades de gordura e proteína, filhotes de cão e gato alimentados apenas com leite de vaca podem apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal ao óbito ou a ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde;

 Adultos: cães e gatos adultos, assim como todos os outros mamíferos adultos, produzem pequenas quantidades da enzima que digere a lactose e podem apresentar episódios de diarreia por causa do consumo de leite de vaca. Dependendo da quantidade e frequência que esse leite for oferecido, os pets podem ainda desenvolver problemas digestivos leves a severos, prejudiciais à sua saúde também.

Ao contrário do que muitos falam, o uso de leite de cabra não é a melhor opção (leia a observação no final da postagem) ao uso do leite de vaca, pois não contém quantidades suficientes de proteína e gordura, e também apresenta muita lactose.

Alguns sucedâneos do leite encontrados no mercado

Dessa forma, a melhor recomendação para alimentação de filhotes de cães e gatos é o uso dos chamados “sucedâneos do leite”, industrializados, disponíveis no mercado, e a partir da segunda ou terceira semana de vida já iniciar a introdução de pequenas quantidades de papas feitas com ração de filhote de alta qualidade, pois minimizam-se as possibilidades de desnutrição. (Você pode também optar por leite e papinhas feitas em casa com orientação de veterinários ou nutricionistas de animais. É de extrema importância que essas papinhas sejam balanceadas e supram as necessidades do bichinho.)

Para cães e gatos adultos, a melhor recomendação é o não fornecimento de leite e o uso de um alimento completo, balanceado e de alta qualidade e adequado para as características do animal (p. ex.: idade, raça, porte). Dra. Luciana Domingues de Oliveira é Médica-Veterinária com mestrado e doutorado na área de Nutrição de Cães e Gatos. É também Consultora Técnica e Científica da Royal Canin do Brasil.

Fonte:http://idmedpet.com.br/dieta-e-nutricao/faz-mal-dar-leite-para-o-gato.html

OBSERVAÇÃO: Protetores com anos de experiência em resgate de cães e gatos, filhotes ou idosos afirmam que na sua vivência na lida diária, o leite de cabra é um enorme aliado, mesmo quando usado puro sem enriquecer, os resultados são excelentes com ninhadas ou na recuperação de idosos. ” quando um criador de cães Fila Brasileiro me falou fiquei com certo preconceito, mas a minha filhota foi criada assim, pois a mãe morreu quando ela era bebê. Depois falei com criadores de gato (Associação Gato Grupo) e eles me afirmaram a mesma coisa. Testei com sucesso e recomendo.”Patruska Barreiro, presidente da Associação Brasileira Protetora dos Animais – Abpa/Ba

Converse sempre com um veterinário da sua confiança e tire suas dúvidas!
Você pode também se interessar por : IOGURTE NATURAL -ELES ADORAM E SÓ FAZ BEM!
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS

Postado há 2 days ago por 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: