OS EFEITOS DA TOXIDADE DA MACONHA EM CÃES E GATOS

11 jun

via DICAS PELUDAS by DENISE DECHEN on 6/11/13

Maconha.jpg
Cada vez mais, cães e gatos dão entrada na emergência intoxicados pela Maconha. O descaso dos usuários com a presença de animais (ou mesmo criança) na residencia , deixando a droga largada ao alcance fácil destes é que vem provocando este aumento de casos. E para piorar alguns estudos apontam para o fato de que a droga hoje é mais potente do que a que era consumida na década de 70.

Os Cães e a Maconha
Por- Pet Care Centro Veterinário
Todo ano atendemos pelo menos 5 animais intoxicados pela ingestão de maconha. Os cães tem atração pela erva em natura e rapidamente ingerem o que acham dela pela frente. Todo cuidado é pouco pois pode ser mortal se a dose ingerida for alta.

Abaixo um descritivo sobre a ingestão ou inalação desta em cães:

A intoxicação pode ocorrer por inalação ou ingestão. O mais comum em cães é a ingestão da planta.

GRAU DE INTOXICAÇÃO:
O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida e os sinais clínicos mais comuns incluem sintomas neurológicos e gastrointestinais.
Maconha+C.jpg
O principio ativo tóxico na maconha é o Tetrahydrocannabinol (THC). O contato das toxinas com a mucosa gastrointestinal vai causar irritação que invariavelmente resultará em vômitos. Após a ingestão a absorção das toxinas pelo trato gastrointestinal acontece rapidamente e estas serão eliminadas gradativamente pelas fezes (45%), urina (16,5%) e bile (55%), sendo que a eliminação completa pode demorar em torno de 5 dias.

Quando o contato for por inalação a absorção se dá pelo sistema respiratório não ocorrendo os sinais gastrointestinais.

É muito difícil precisar o grau de intoxicação que ocorrerá pois depende da quantidade ingerida e/ou inalada e do grau de pureza da droga.

SINAIS CLÍNICOS:
Depressão
Desorientação
Ataxia e ou coma.
Podemos observar vômitos, diarréia
Bradicardia (coração bate devagar) e/ou taquicardia (coração bate muito rápido)
Pode ocorrer aumento ou diminuição da temperatura corpórea
Devido a ocorrência de midríase (dilatação da pupila) apresenta então fotofobia e o olhar fica vidrado.

Respostas extremas a ruídos, movimentos e outras formas de estimulação sensorial. Estas respostas podem se manifestar como tremores ou espasmos da cabeça ou extremidades.Em casos graves, as respostas podem parecer semelhantes a crises convulsivas.
Os primeiros sinais ocorrem de 5 minutos a 12 horas pós exposição, sendo que a maioria deles ocorre entre 1 e 3 horas. A duração dos sinais clínicos variam de 30 minutos a 3 dias, sendo o mais comum de 18 a 24 horas, dependendo sempre da quantidade ingerida e grau de pureza da droga

09/02/2011
Este galgo italiano consumiu a Maconha que estava na bolsa do proprietário. A recuperação total foi alcançado com assistência médica veterinária adequada, incluindo indução de vômitos , fluidos intravenosos, carvão ativado, diagnósticos (exames de sangue e radiografias) e lavagem gástrica.

TRATAMENTO
"Problemas de saúde de longo prazo para cães, devido à exposição a maconha costumavam ser extremamente raros, mas o desenvolvimento de produtos de maconha para classe médica (para tratamentos) é muito mais forte do que o que era vendido há 20-30 anos. Tendo um efeito bem mais perigoso para os cães."(Fonte:www.seattledogspot.com )
O objetivo do tratamento é a terapia de suporte de acordo com os sinais clínicos apresentados.

Deve-se induzir o vômito (nunca em casa, para não agravar quadro) quando a ingestão ocorrer em 1 a 2 horas, assim como lavagem gástrica.Quando ocorrer intensa excitação o animal deve ser sedado. A toxidade quase nunca é fatal e se recupera em 3 dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: