SALVE VIDAS. CASTRE !

14 maio

via DICAS PELUDAS by DENISE DECHEN on 5/14/13

Slide2.JPG
Não sinta pena de CASTRAR UM ANIMAL, e sim de ver milhares vagando pelas ruas e sendo mortos em CCZs. Sexo e maternidade não são prazer, mas instinto para o animal, envolvendo, na maioria das vezes, brigas e morte. CASTRE POR AMOR!

Castração é a melhor opção!!
Por:Drª Bruna Abdelnur
Olá pessoal, hoje venho falar-lhes sobre um assunto que gera muito polêmica: a esterilização de cães e gatos.

Ao contrário do que muitos pensam, o ato de esterilizar um animal representa um gesto de amor e de responsabilidade. Recomenda-se castrar o animal antes de um ano de idade, de preferência por volta dos seis meses. Isso reduz em cerca de 90% as chances de a fêmea desenvolver o câncer de mama e, além disso, garante uma maior facilidade de recuperação pós-cirúrgica. A castração traz benefícios inegáveis à saúde da fêmea, como a erradicação do risco de piometra (infecção do útero que atinge cerca de 60% das cadelas não castradas, doença grave que pode provocar a morte do animal e é extremamente comum também na idade avançada de gatas), além de garantir uma prevenção segura de ninhadas indesejadas.
Nunca use anticoncepcionais para cadelas e gatas,pois, eles podem falhar e causar doenças graves como o câncer. Diante dessas informações recomendamos a castração para cães e gatos considerando que seus respectivos proprietários não visem a sua reprodução. Sendo mais recomendada ainda a castração para os animais de rua, já que estes necessitam muito desse procedimento, pois como todos nós sabemos e vivenciamos todos os dias, existem muitos animais que sofrem, pois vivem nas ruas. Alguns até já tiveram um lar, porém seus proprietários por algum motivo não lhes quiseram mais e os colocaram na rua à própria sorte, para estes inúmeros casos de animais abandonados e mal tratados a única solução na tentativa de reduzir esta população é a castração.

O problema da superpopulação de cães e gatos é real e cada vez mais grave segundo a WSPA (Sociedade Mundial para a Proteção dos Animais), uma única cadela com uma vida reprodutiva de 6 anos mais seus descendentes poderá dar origem a 64.000 animais, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes.
Slide1.JPG

Algumas Vantagens:

Os gatos castrados são mais calmos e mais caseiros. Esse procedimento também evita o hábito de “spray” de urina para marcação de território, ferimentos por brigas, doenças contagiosas, etc.Lembre-se gatos são diferentes de humanos, não acasalam por prazer e sim para procriação.

As gatas castradas são menos nervosas, mais relaxadas, brincalhonas e afetivas. A tendência para engordar pode ser controlada com alimentação correta, quem fornece a ração ao animal é você.

– Fêmeas e machos, não castrados, fazem marcação com urina pela casa, deixando um cheiro horrível. Tentam fugir, miam alto e trazem transtornos com os vizinhos.

– A castração também aumenta a expectativa de vida, pois evita problemas de saúde como tumores de mama e do aparelho reprodutivo e piometra.

– O CIO consiste em um período de sofrimento e uma angústia, já que o instinto de preservação e os hormônios ficam à flor da pele.
– Fêmeas não têm o desejo de serem mães, como acontece com mulheres, elas nem sabem o que é isso. O CIO é um processo biológico instintivo e irracional, para preservação da espécie.

Os cães machos castrados deixam de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio, têm menos necessidade de marcar território com urina, porém continuam guardiões da casa e da família. Machos chegam a sentir o cheiro do CIO da fêmea a centenas de metros.Lembre-se cães machos são diferentes de humanos, não acasalam por prazer e sim para procriação.

As cadelas castradas deixam de atrair a legião de machos à sua porta na época do CIO, não tentam fugir para cruzar e não têm mais cio. A castração diminui em até 90 % as chances de desenvolver câncer de mama, além da piometria. Lembre-se as cadelas entram no cio exclusivamente para procriação, elas não sentem “vontade” de acasalar como os humanos, nem têm “Vontade de ser Mãe”.

A castração elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas, tanto nas gatas como nas cadelas, após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva.

Só quem pode efetuar a castração é o médico veterinário, procure também entidades de Proteção Animal que fazem tal cirurgia a preços reduzidos e verifique se a Prefeitura de sua cidade realiza o procedimento gratuitamente, através dos Centros de Controle de Zoonoses ou de grupos de defesa animal cadastrados.
ANTICONCEPCIONAIS NÃO!

Alguns donos dão anticoncepcionais para cadelas e gatas, acreditando ser um método mais barato e prático. Está comprovado por pesquisas que ANTICONCEPCIONAIS causam tumores (CÂNCER), infecção uterina e outras doenças como a piometra. Veterinários responsáveis NUNCA receitam anticoncepcionais!

Castrar não é apenas o maior ato de amor que você pode fazer pelo seu amigo, é também um ato de responsabilidade.

Gostaria de esclarecer alguns mitos sobre a castração:

“Castração engorda?”O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, o animal deve ter uma dieta balanceada sem petiscos, comendo uma quantidade adequada de ração para o seu tamanho e fazer regularmente exercício físico, como por exemplo, uma caminhada.

“Eu não posso pagar!”O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam pagamento, se informe.

“Ele não tomará mais conta da casa?”Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos, que é a marcação do seu território. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros principalmente os gatos, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

“Mas ela precisa ter pelo menos uma cria…”Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances de a fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença frequente em fêmeas adultas.

“Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde?”A probabilidade de pegar doenças não aumenta com a castração. Antes, pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículos, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicações ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveisdeixam de representar risco.
Fonte:http://caofacil.com.br/blog/castracao-e-a-melhor-opcao/
Você encontra também a Drª Bruna Abdelnur no Facebook :https://www.facebook.com/bruna.abdelnur?directed_target_id=0

CRMV SP- 31459
Contato: (14) 8114-0529


CLICK PARA SABER SOBRE :Cuidados a ter antes e após a Cirurgia em Animais

SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS

DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:

escrevefoto4e528f5edda2.jpg
http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/08/evite-que-filhotes-acabem-em-rios-e.html
GATOS+CASTRA%C3%87%C3%83O.jpg
http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/09/castracao-em-gatos-mitos-e-verdades.html
CASTRA%C3%87%C3%83O+PRECOCE.jpg
http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/09/castracao-precoce.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: