Xô, craca!

19 fev

via GAM – PET & CATS by DONA GAM on 2/19/13

OLÁ, TURMINHA!
HOJE NOSSO COLEGUINHA NOVO IRÁ LHES EXPLICAR ALGO SUPER LEGAL E ESPECIAL.
PRESTEM ATENÇÃO NO QUE ELE TEM PRA NOS ENSINAR.
É CONTIGO, PHANTOM!

*******************************************

MIAAAAAAU!
PEÇO LICENÇA A VOCÊS HOJE, PARA COMANDAR A POSTAGEM DO DIA.
AQUI, É O GATO PHANTOM LHES TRAZENDO UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO COM IMAGENS E UM VÍDEO, BEM LEGAIS!

(CLIQUEM NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO…)

C-10.jpg

HOJE FOI O MEU PRIMEIRO BANHO, APÓS MINHA CASTRAÇÃO. A AMA ME LAVOU E EU FIQUEI BEM BANQUINHO E CHEIROSO!

C-1.jpg

ME SEQUEI BEM AO SOL E ATÉ PUDE ESPREGUIÇAR, BEM GOSTOSO…

C-2.jpg

DEI UMA BOA FAXINADA NOS MEUS PÉS E BRAÇOS, ESTAVAM PRECISANDO…

C-3.jpg

E NÃO FOI SÓ ISSO! EU ESTAVA COM UMA TERRÍVEL COCEIRA ATRÁS DAS ORELHAS. ISSO ERA SINAL DE PROBLEMAS NO LADO INTERNO. QUANDO A AMA FOI VER, QUASE CAIU DE COSTAS! POR EU SER ANTERIORMENTE UM GATO DE RUA, ACUMULOU-SE MUITA CÊRA EM MEUS OUVIDOS, CAUSANDO IRRITAÇÃO E COCEIRA.
A AMA ME PÔS EM SEU COLO E COMEÇOU A "FAXINA"…

C-7.jpg

COM TODO O CARINHO, ELA FOI LIMPANDO, LIMPANDO…

C-8.jpg

FORAM 10 BASTÕEZINHOS COM ALGODÃO, NO TOTAL!

C-4.jpg

MEUS COLEGAS GATITO E MAUAU, NÃO SE LIVRARAM DO BANHO, NESTE DIA MAS SEUS OUVIDOS, ESTAVAM BEM LIMPINHOS. DAÍ, SE SECARAM E LOGO FORAM TIRAR UM COCHILO…

C-5.jpg

A MAUAU ATÉ PEGOU NO PÉ DO GATITO, LITERALMENTE… É QUE ELE ESTAVA RONCANDO!

C-6.jpg

BOM, MAS ENFIM… FIQUEI LIMPINHO, CHEIROSINHO E COM OS OUVIDOS LIVRES DO EXCESSO DE CERÚMEN, QUE TANTO ME INCOMODAVA.

C-9.jpg

E AGORA QUE JÁ MOSTREI A VOCÊS O QUE FIZ HOJE, SERÁ QUE ALGUÉM SABE O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "CERÚMEN"? JÁ OUVIRAM FALAR?
POIS, É… TANTO HUMANOS, QUANTO ANIMAIS POSSUEM ESSA "CÊRA", AMARELA E GRUDENTA DENTRO DOS OUVIDOS. ELA POSSUI UM CHEIRO CARACTERÍSTICO NADA SIMPÁTICO E A PRIMEIRA VISTA, É MUITO NOJENTA MAS TEM SUA FUNÇÃO.
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ELA?

O QUE É ?

O CERÚMEM OU CÊRA DE OUVIDO, É UMA SECREÇÃO DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS, ENCONTRADAS NO INTERIOR DOS OUVIDOS INTERNOS (OUVIDOS EXTERNOS, SÃO AS ORELHAS). ESSA SECREÇÃO É PRODUZIDA AOS POUCOS E SAI CONSTANTEMENTE E ESPONTANEAMENTE.


QUAL SUA FUNÇÃO?


ELA POSSUI A FUNÇÃO ANTIMICROBIANA E LIBERA CONSIGO GRANDE PARTE DAS BACTÉRIAS PRESENTES NO AR, QUE CHEGAM ATÉ NOSSOS OUVIDOS. AGE COMO UMA ESPÉCIE DE BARREIRA PROTETORA DOS TÍMPANOS, QUE SÃO AS MEMBRANAS RESPONSÁVEIS POR LEVAR OS SONS AO CÉREBRO, PRA SEREM INTERPRETADOS. TAMBÉM LUBRIFICAM O CANAL AUDITIVO.


CERÚMEN EM EXCESSO, FAZ MAL?


A CERA DO OUVIDO É MUITO ÚTIL, UMA VEZ QUE A MESMA É EFICAZ CONTRA INFECÇÕES AUDITIVAS. ELA DEVE SER RETIRADA COM CAUTELA IMENSA POIS A INTRODUÇÃO DE OBJETOS NO CANAL AUDITIVO É MUITO PERIGOSA.

O EXCESSO DE CêRA, PODE OCASIONAR PERDA PARCIAL DA AUDIÇÃO, DEVIDO A GRANDE BARREIRA QUE SE FORMA ENTRE O SOM EXTERNO E O TÍMPANO.
NOS ANIMAIS, DEVE-E SEMPRE REPARAR SE SEUS OUVIDOS ESTÃO LIMPOS E COM O AUXÍLIO DE BASTÕEZINHOS COM ALGODÃO, LIMPÁ-LOS.
NOSSA AMA ENCONTROU NA INTERNET UM VÍDEO BEM INTERESSANTE.

VEJAM NESTE VÍDEO AMOS E AMAS, COMO FAZER A LIMPEZA EM NOSSOS OUVIDINHOS…

É ISSO ENTÃO, TURMINHA!

ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESTA MINHA PRIMEIRA POSTAGEM INFORMATIVA.
MEUS COLEGAS GATITO E MAUAU ESTÃO HÁ MAIS TEMO FAZENDO ISTO MAS COM O TEMPO, PEGO O JEITO.
ATÉ BREVE!!!

*****************************************


UAU! QUANTAS INFORMAÇÕES ESPECIAIS, COLEGA PHANTOM.
TEMOS CERTEZA QUE TODOS DA BLOGOSFERA VÃO GOSTAR DE VER E LER TUDO O QUE ESTÁ NA POSTAGEM DE HOJE. VOCÊ SE SAIU MUITO BEM, NÉ MAUAU?
-CLARO, COM CERTEZA!!!
ENTÃO, ATÉ A PRÓXIMA, COLEGUINHAS.
UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU, DO PHANTOM E DO GATITO!!!

Deixe um comentário

