Aprenda a acariciar um gato

7 fev

via Curiosidades Felinas by Denise Santos on 2/5/13

Foto: DICAS E UTILIDADES É DONA RECENTE DE UM GATO? APRENDA A ACARICIÁ-LO Como animal de estimação um gato é fácil, mas há regras simples que você deve seguir. Não segure um gato muito apertado, apertar os gatos nunca é uma coisa boa. Vigie as crianças pequenas quando lidam com gatos, eles são macios e fofinhos, mas lembre-se que eles não são brinquedos. Não atire o seu gato para o chão só porque sabe que ele vai cair a seus pés. Os gatos gostam de ser tratados com cuidado, como qualquer outro animal. Acaricie um gato onde ele gosta de ser afagado. Normalmente, os gatos adoram carícias na cabeça e por baixo da mandíbula, mas odeiam pessoas a tocar-lhes na barriga e nos pés. Acaricie um gato na direção do crescimento do pêlo, do pescoço ao longo das costas. Aplique uma pressão suave e faça com que o movimento seja lento e contínuo. Se o gato gostar do que está a fazer, ele vai arquear as costas para adicionar mais pressão na sua mão. Quando levar a sua mão de volta para onde começou, o gato pode esfregar a parte de cima da cabeça com firmeza contra a sua mão, para incentivá-lo a acariciá-lo novamente. Se o gato colocar as orelhas para trás ou se esquivar para longe da sua mão, pare de o acariciar. Pode coçar suavemente, conforme passa a mão ao longo das costas do gato, mas mantenha a mão em movimento. Há gatos que gostam de ser coçados na junção entre a cauda e as costas, e alguns (poucos) até mesmo na cauda, mas alguns têm o hábito de agarrar a sua mão com os dentes repentinamente, quando acham que já tiveram o suficiente. Quando os gatos estão relaxados, eles podem rolar e ficar com a barriga exposta. Nem sempre deve tomar isso como um convite para lhe coçar a barriga, pois muitos gatos não gostam. Alguns gatos, apesar de gostarem, podem interpretar a sua carícia como um convite para brincar ou lutar com as garras de brincadeira, do mesmo modo que os gatos fazem quando estão a brincar uns com os outros. O gato vai apertar as garras em torno da sua mão, morder e arranhar vigorosamente com as patas posteriores. Isso nem sempre é um sinal de ataque; é como alguns gatos "lutam" uns contra os outros. Ronronar é um sinal de que o gato se sente sociável e quer atenção. Quando o gato se começar a esfregar em si, a roçar-se nas suas pernas ou demonstrar de outra forma que quer carinho, é importante que demonstre que está pronto para lhe dar atenção. Às vezes, tudo o que o gato quer é que lhe passe a mão sobre o pêlo apenas uma vez para lhe dar um pouco de carinho, como um aperto de mão ou uma saudação, em vez de uma longa sessão de abraços e carícias. Quando um gato pular no seu colo e se deitar, acaricie-o uma vez e pare se o gato se tornar inquieto. Ele pode estar apenas a querer deitar-se no seu colo e relaxar, pois os seres humanos são uma grande fonte de calor corporal.

«É DONA RECENTE DE UM GATO? APRENDA A ACARICIÁ-LO.

Como animal de estimação um gato é fácil, mas há regras simples que você deve seguir.

Não segure um gato muito apertado, apertar os gatos nunca é uma coisa boa.

Vigie as crianças pequenas quando lidam com gatos, eles são macios e fofinhos, mas lembre-se que eles não são brinquedos.

Não atire o seu gato para o chão só porque sabe que ele vai cair a seus pés. Os gatos gostam de ser tratados com cuidado, como qualquer outro animal.

Acaricie um gato onde ele gosta de ser afagado.
Normalmente, os gatos adoram carícias na cabeça e por baixo da mandíbula, mas odeiam pessoas a tocar-lhes na barriga e nos pés.

Acaricie um gato na direção do crescimento do pêlo, do pescoço ao longo das costas. Aplique uma pressão suave e faça com que o movimento seja lento e contínuo.

Se o gato gostar do que está a fazer, ele vai arquear as costas para adicionar mais pressão na sua mão. Quando levar a sua mão de volta para onde começou, o gato pode esfregar a parte de cima da cabeça com firmeza contra a sua mão, para incentivá-lo a acariciá-lo novamente. Se o gato colocar as orelhas para trás ou se esquivar para longe da sua mão, pare de o acariciar.

Pode coçar suavemente, conforme passa a mão ao longo das costas do gato, mas mantenha a mão em movimento. Há gatos que gostam de ser coçados na junção entre a cauda e as costas, e alguns (poucos) até mesmo na cauda, mas alguns têm o hábito de agarrar a sua mão com os dentes repentinamente, quando acham que já tiveram o suficiente.

Quando os gatos estão relaxados, eles podem rolar e ficar com a barriga exposta. Nem sempre deve tomar isso como um convite para lhe coçar a barriga, pois muitos gatos não gostam. Alguns gatos, apesar de gostarem, podem interpretar a sua carícia como um convite para brincar ou lutar com as garras de brincadeira, do mesmo modo que os gatos fazem quando estão a brincar uns com os outros. O gato vai apertar as garras em torno da sua mão, morder e arranhar vigorosamente com as patas posteriores. Isso nem sempre é um sinal de ataque; é como alguns gatos "lutam" uns contra os outros.

Ronronar é um sinal de que o gato se sente sociável e quer atenção. Quando o gato se começar a esfregar em si, a roçar-se nas suas pernas ou demonstrar de outra forma que quer carinho, é importante que demonstre que está pronto para lhe dar atenção. Às vezes, tudo o que o gato quer é que lhe passe a mão sobre o pêlo apenas uma vez para lhe dar um pouco de carinho, como um aperto de mão ou uma saudação, em vez de uma longa sessão de abraços e carícias.

Quando um gato pular no seu colo e se deitar, acaricie-o uma vez e pare se o gato se tornar inquieto. Ele pode estar apenas a querer deitar-se no seu colo e relaxar, pois os seres humanos são uma grande fonte de calor corporal.»

FONTE: AnimaDomus

Algumas curiosidades sobre os nossos amigos felinos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: