INSUFICIÊNCIA RENAL EM CÃES E GATOS

25 out

(via DICAS PELUDAS by DENISE DECHEN on 10/25/12)

INSUFICI%C3%8ANCIAL+RENAL.jpg
Por Dr. Daniel Lima
A Insuficiência Renal (IR) é uma doença muito grave que acomete, com muita freqüência, os cães e gatos com idade mais avançada, na maioria dos casos. Junto com o Câncer, estatisticamente está como uma das maiores causas de morte entre esses animais e o próprio ser humano, mas não quero que fiquem assustados, vou escrever um pouco sobre o assunto, e assim vocês poderão entender melhor.

O QUE É INSUFICIÊNCIA RENAL
IR é a perda da função da maior parte das células que compõe um rim, e que são chamadas de néfrons.

TIPOS
Ela pode ser primária, quando essas células vão se degenerando com o passar do tempo.

Ou secundária a algum agente agressor como bactérias específicas, imuno-complexos (ligação antígeno-anticorpo) formados em determinadas infecções no organismo etc.;

Doenças congênitas podem ocorrer raramente, onde o animal já nasce com perda parcial ou total da função renal. E, além disso, ela pode ser:

Aguda (de forma repentina) ou

Crônica, que vai se manifestando aos poucos, e é o que acontece com os animais idosos – todas as células do corpo vão degenerando com o tempo, e muitas vezes o órgão perde a sua função.

CAUSAS
As doenças mais comuns que causam IR aguda são a Piometra (infecção uterina), Leptospirose (transmitida pela urina dos ratos) e Cálculos Renais, dentre outras. Algumas medicações em longo prazo podem também lesar os rins.

SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são sinais de intoxicação como: vômito,diarréia, mau hálito e andar cambaleante, pois os rins eliminam do nosso organismo todas as substâncias tóxicas que devem ser excretadas.

– Na IR aguda, o animal pára de urinar

– Na IR crônica, o mesmo ingere muita água e urina bastante, consequentemente, pois o próprio organismo tenta compensar a função dos rins fazendo com que o animal beba grande quantidade de água.

fkidney
(1)A insuficiência renal aguda ,(2)Rim normal, (3)Insuficiência renal crônica

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através de exames de sangue como Função Renal e Hemograma associados com Ultrassonografia abdominal ou Tomografia, que é bem incomum na Medicina Veterinária por causa do custo.

TRATAMENTO
Com o tratamento instituído, não existe cura, mas sim controle. Normalmente se baseia na Fluidoterapia associada com algumas medicações necessárias em cada caso; a Hemodiálise, que é utilizada para controle de pacientes humanos crônicos, é pouco usada em animais também por causa do custo das seções, mas já existem no Brasil clínicas veterinárias especializadas nesse tratamento. O resultado positivo consiste em fazer com que os rins voltem a ‘trabalhar’ normalmente, para que possamos controlar sua função com alimentação específica.

Muitos animais conseguem manter a doença controlada por anos, mesmo apresentando algumas crises no decorrer – gatos convivem melhor que os cães com a IR. Mas infelizmente muitos organismos desses animais não conseguem reverter o quadro, levando os mesmos a óbito.

*Dica de alimentação para paciente renal do Dr Daniel Lima*- "alimentação caseira para paciente renal – eu recomendo arroz integral + peixe cozido (salmão ou filé de pescada branca) + Chuchu, todos sem tempero nenhum, inclusive sal."
(Sugiro uma visita ao BLOG, o Dr Daniel responde a dúvidas)

Fonte:http://giroveterinario.blogspot.com.br/2009/02/insuficiencia-renal-caes-e-gatos.html
SEJA GENTIL,PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE CITAR AS FONTES
DICAS PELUDAS:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: