Língua de Gato – parte 3/3

10 out

(via Gata riscada de Aline Senra em 10/10/12)

Para finalizar nosso post sobre os meios de comunicação dos gatos, vamos falar hoje sobre o último meio de comunicação felino:

3) Comunicação visual e olfativa

O gato é um animal, naturalmente, territorial, tal qual seus ancestrais selvagens, ou seja, ele estabelece a área onde irá se alimentar e dormir (sua base), e caçar ou acasalar (sua área de circulação). Mas como o gato irá informar a outros gatos que aquela área é seu território?
A resposta é: através de marcações visuais e olfativas.

Os gatos deixam marcas visuais não apenas para serem vistas, mas, também, para serem cheiradas por outros gatos. Essa comunicação é feita através de marcações visuais e de odor que serão reconhecidas por outros de sua espécie durante sua ausência. É interessante ressaltar que tais marcações não são um sinal de advertência. Apenas servem para informar que um gato passou por ali e está ocupando aquele território, o que não impede, por exemplo, que o mesmo território seja dividido por mais de um gato, em horários distintos. Como os gatos, geralmente, não gostam de brigas, esse processo de comunicação lhes é muito útil porque dispensa o contato "cara a cara", ajudando, assim, a prevenir um conflito indesejado ou servindo para delimitar seu território e informar seu status.

Os gatos, normalmente, marcam seu território das seguintes formas:

3.1) Arranhando (deixa sinais visuais e de odor)
O ato de afiar as garras em troncos de árvores, sofás ou tapetes deixa marcas visuais e olfativas: um sinal para outros gatos de que, ali, um outro passou. As patas dianteiras dos gatos possuem glândulas que deixam odores (feromônios) nos objetos arranhados, marcando-os. Porém, não se sabe exatamente qual a mensagem o gato passa ao arranhar algum objeto. O ato é praticado tanto por machos, quanto por fêmeas; por gatos que vivem fora e dentro de casa; por gatos que vivem com outros gatos e por aqueles que vivem sozinhos. Acredita-se que a mensagem possa ser tanto um aviso de que aquele território tem dono, quanto uma mensagem do tipo "Olá, pessoas! Este lugar é a minha casa e é aqui que eu moro!". Portanto, quando seu gatinho arranha sua poltrona favorita, ele não está sendo destrutivo, mas, sim, delimitando seu espaço no ambiente. Não brigue com ele e ofereça-o uma alternativa saudável, como um poste arranhador ou um papelão duro. Você ficará feliz, e ele também! 😀
Os gatos também arranham para alongar os músculos, para aliviar sensações de frustração ou quando você chega em casa, como uma saudação. Aqui, a Chloe sempre corre para o poste de sisal quando fica agitada ou quando a gente chega em casa.

3.2) Borrifando urina
Este comportamento é típico de gatos machos e não castrados, mas pode aparecer também em fêmeas que estão no cio, ou em gatos que foram castrados tardiamente. Quando o gato borrifa urina como um sinal de demarcação, ele o faz de pé, com a cauda ereta, e, não, agachado, como normalmente o faria se estivesse no ato de excreção. O chato é quando ele faz isso no sofá da sala, por exemplo… :-/
A urina do gato possui odor semelhante a amônia e também contém feromônios que funcionam como um meio de comunicação química, servindo para delimitar seu espaço ou para afirmar a outros gatos existentes qual área lhe pertence.
É importante ressaltar que o ato de borrifar urina pode não estar relacionado a problemas ou dificuldades do gato em usar a caixa de areia. Ele pode aparecer devido a fatores tais como: o gato não ser castrado, nível de stress no ambiente (geralmente, a chegada de um novo gato pode fazer o outro gato borrifar urina) ou problemas no trato urinário. Seja qual for a causa, se seu gato começar a demarcar sua casa com urina, vale a pena consultar um veterinário para obter a melhor orientação de como lidar com o assunto.

cat-spraying-low-posture-2-AMD1.jpg
Bad kitty! Fonte: http://catbehaviour.blogs.lincoln.ac.uk/chapters/maintenance-behaviour/elimination/spraying/

3.3) Deixando urina ou depósitos de fezes (eca!)
Semelhantemente ao ato de borrifar urina, o gato às vezes deixa depósitos de urina ou suas fezes descobertas para que sirvam de sinal (bem "cheiroso") para outros gatos de que ele domina aquele território. Na natureza, o gato pode ou não enterrar suas fezes. Mas, por que? Porque o ato de enterrar as fezes serve como forma de encobrir seu rastro, prevenindo que ele seja rastreado por outro predador. Também funciona como um meio de não desafiar o gato dominante, caso viva em colônia, dizendo que ele o teme e respeita. Ao contrário, deixar as fezes expostas é uma forma mais "agressiva" do gato dizer "quem é que manda no pedaço". No universo felino, o odor das fezes delimita território. Por isso, na natureza, às vezes a intenção é de que os excrementos sejam vistos e cheirados por outros gatos, uma vez que fornecem informações como sua idade, sexo, e o tempo em que esteve por ali.
Se no ambiente doméstico seu gato começar a não cobrir suas fezes, atenção: ele pode estar mandando a você ou a outro gato da casa uma mensagem de que algo está errado.

download.jpg
Bad kitty 2! Fonte: http://www.shutterstock.com/pic-35149/stock-photo-cat-pooping.html

3.4) Esfregando-se
Os gatos também usam outras partes do seu corpo para comunicar-se e delimitar seu espaço. Eles possuem glândulas que os permitem deixar seu odor ao se esfregarem em lugares, objetos, pessoas e outros gatos. Estas glândulas estão localizadas nas patas, focinho, orelhas, pescoço, ombros e na base da cauda. É por isso que, quando o gato se esfrega nas suas pernas, ele também esfrega a parte final do seu dorso e a sua cauda.
Sabe-se que o gato comporta-se desta forma com pessoas ou animais aos quais ele sente-se intimamente ligado, ou, pelos quais ele tem profunda afeição. O que muitos não sabem é que, este gesto, não é apenas uma demonstração de carinho… O ato de esfregar-se, na linguagem felina, está relacionado a demonstração de posse! Isso mesmo!

rubbing.jpg
Good kitties!
Fonte: http://whatever.scalzi.com/?s=lopsided+cat

Como os gatos são animais territoriais por natureza, eles usam muito o odor para se comunicar. Suas principais glândulas, carregadas de feromônios, estão localizadas no focinho, na lateral do corpo e na cauda. Na natureza, ao esfregar-se em outros gatos ou em objetos, o gato deixa informações importantes sobre si mesmo, tais como se ele está no cio ou procurando por uma fêmea, e também um aviso de que aquela parte da vizinhança lhe pertence.
Quando o gato se esfrega em você, ele está acionando aquelas glândulas e deixando no seu corpo o cheiro dele. Tal como uma tatuagem que diz "Este humano é de propriedade de Chloe, a gatupira". Sem dúvida, é uma das formas de comunicação mais fofas que existem!

É possível concluir que o sistema de comunicação dos gatos é complexo e envolve uma série de instrumentos para passar sua mensagem. Nós, enquanto donos de gatos ou amantes dos bichinhos, somos diariamente desafiados a aprimorar nossa percepção e a capacidade de decodificar tanta informação!
Portanto, toda vez que você esbarrar com um gatinho por aí, preste bastante atenção! Seja através de uma piscada bem lenta de olhos, de um abanar de rabo ou de uma boa esfregada, ele pode estar conversando muitas coisas com você!

Fontes (tem muita coisa interessante aqui):
http://www.animalbehavior.org/ABSAppliedBehavior/article-applied-behavior/why-cats-scratch-things
http://www.petplace.com/cats/why-do-cats-spray/page1.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_behavior
http://www.viciodegato.com/category/ser-felino/
http://www.cracked.com/article/226_6-adorable-cat-behaviors-with-shockingly-evil-explanations/
http://animals.howstuffworks.com/pets/how-to-solve-cat-behavior-problems10.htm
http://www.petplace.com/cats/why-do-cats-spray/page1.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: