Padrão pelagem tricolor

5 out

(via I/O Gatos de Lívia Fernanda (I/O Gatos) em 05/10/12)

Antes de começar a falar sobre essa pelagem, vamos à pergunta que o mundo em sua unanimidade, em algum momento, já fez à nós, gateiras: é verdade que todo gato de três cores é fêmea? E a resposta é: não. Há gatos tricolores machos, são raríssimos, 1 em cada 3.000 tricolores.

O que acontece é o seguinte: alguns genes que condicionam as cores nos gatos estão relacionados aos cromossomos sexuais X e Y. Como todo mundo aqui já sabe, os machos possuem dois cromossomos, sendo um X e um Y, enquanto que as fêmeas possuem dois cromossomos X. O gene que define a coloração laranja está localizado no cromossomo X. O Y jamais carrega esse gene.

Cor laranjada vem de gene dominante. Isso significa que se esse gene aparecer nos dois cromossomos sexuais (homozigoto), as cores recessivas serão anuladas e o laranjado predominará. Se ele não aparecer em nenhum, as cores recessivas serão reveladas escondendo o laranjado. Mas se aparecer um gene dominante em um cromossomo combinado com um outro gene recessivo em outro, haverá um mosaico de cores, aparecendo laranja e não laranja ao longo do branco. Nesse caso, considera-se um heterozigoto com dominância intermediária ou incompleta, mas, logicamente, isso só poderá acontecer se os cromossomos forem iguais, o que só ocorre com as fêmeas.

Vamos melhorar isso um pouco. Denominaremos "O" (maiúsculo) para o gene dominante e "o" (minúsculo) para o recessivo.

Os machos não terão grandes alterações, já que o gene pode ser dominante com o Y, gerando machos laranjados, ou recessivo com Y, gerando gatos não laranjados.

XO-Y Gato laranjado
Xo-Y: Gato não laranjado

Já no caso das fêmeas, que possuem dois cromossomos X, o lance é o seguinte: dois genes dominantes gerarão gatas laranjadas; dois genes recessivos gerarão gatas não laranjadas. Agora a grande sacada do relacionamento do banco de dados felino: um gene dominante e um recessivo gerarão a fêmea tricolor!

XO-XO: Gata laranjada
Xo-Xo: Gata não laranjada
calico cats
XO-Xo: Gata tricolor

Agora, por que eu disse não para a resposta dos curiosos a respeito de toda gata tricolor ser fêmea? Porque a genética é muito doida. Ela pode gerar seres com certas anomalias. Algumas, infelizmente, prejudiciais para o ser vivo. Existe uma síndrome denominada Síndrome de Klinefelter, ou trissomia do 23, onde o indivíduo do sexo masculino é originado com dois cromossomos X e um Y, tornando-se XXY. Nos gatos, essa síndrome não gera tantos problemas quanto para humanos, apenas a coloração tricolor se, além do duplo X, o gato tiver a "sorte" de ter cada cromossomo X com um gene diferente (um dominante e outro recessivo). Entretanto, esse gato será estéril, pois não terá como combinar pares de cromossomos com uma fêmea.

Para ser tricolor mesmo, ou calico, como também é geralmente denominada, a gata deve apresentar as três cores sólidas: branca, laranja e preta. As torties, ou casco de tartaruga, podem suprimir o branco, mas também serão sempre fêmeas, pois laranja e preto não poderão aparecer nos machos.
As cores também podem ser derivadas dessas acima, denominadas diluídas, como azul, chocolate, lilás, creme, canela ou marrom claro. Tudo irá depender da saturação de melanina no pelo.

Temos tricolores van, arlequim, torbie (padrão tabby tricolor), tortie… depende da apresentação das cores distribuídas no corpo do gato, da mesma maneira como os bicolores.

Vejamos algumas imagens de tricolores.
Como nossa representante oficial de calico van, Mabel Neves.

20120918_222835.jpg
Essa cara nervosa dela anda se tornando rotina!
20120208_185118.jpg
Reparem a diferença, como está mais calma nessa foto mais antiga!
Temos também gatas calico de
coloração mais forte

Sleeping calico cat
Great Picture of Cats



Calico de coloração
mais suave (diluído)

dilute calico cat
MSPCA Angell
Casco de tartaruga

tortie
Great Pictures of Cats



Casco de tartaruga diluído

dilute tortie cat
MSPCA Angell
Calico torbie padrão listrado.

brownmacktorbiewhite.jpg
The International Cat
Association of Southest Region
Calico torbie padrão marmoreado.

silverclassictorbiewhite.jpg
The International Cat
Association of Southest Region

E como nossa representante oficial de calico torbie diluída, temos a belíssima Charlott, companheira da Adri, da Pretinha, da Lilica, do Tom e do Faísca. Essa cor parece ser muito rara e diferente!

Semana passada fiquei dodói, mas hoje estou com a saúde de ferro!

Agora, vejamos como a humanidade se porta diante dos tricolores. Primeiramente, japoneses e gatos. Lembram-se do Maneki Neko, o gato da sorte japonês? Não é gato, é gata, pois é tricolor!

File:Manekineko1003.jpg
Maneki Neko é calico da raça Bobtail Japonês.

Dizem as boas línguas que gatas tricolores trazem boa sorte. Deve ser por isso que foi escolhida para representar o gato da sorte japonês. Para mim isso é mentira, pois eu já tinha sorte quando tinha somente a Brenda e a Antonieta, apenas por tê-las!
Conheci uma senhora que dizia que gatas tricolores eram excelentes para caçar ratos. Aí eu já não sei, e prefiro nem saber!

Quer outra dos japoneses e calicos?
Apresento Tama, a gata da estação de trem!!

Ficheiro:Station-Master Tama.JPG
Tama

O Japão é conhecido por tantas histórias de superação. Em 2006, a linha de trem elétrico Wakayama já não tinha mais de onde tirar para cortar os custos, estava praticamente falida. Na mesma época, Tama, a gata tricolor, foi adotada, juntamente com outros gatos de rua, que eram alimentados na estação Kishi. Entretanto Tama, sempre muito cordial e elegante, foi escolhida, simbolicamente, como chefe oficial da estação. Seu árduo trabalho consiste em cumprimentar os passageiros, vestida com um chapeuzinho de chefe da estação. A coisa deu tão certo, que em pouco tempo, Tama virou atração turística, a galera em peso começou a pegar o trem só para ver a gatinha e a ferrovia começou a contabilizar os lucros. Mais um gato salvando a história. E não para por aí: a estação e os trens foram personalizados com figuras em mangá de Tama. Olha que bonitinho:

tama.jpg

Ficheiro:Wakayama Electric Railway TAMADENSHA-Emblem.jpg
Wikipedia

Tem muito mais no site da Wakayama Eletric Station, inclusive Tama!

Calicos são disputados no mundo todo. Em 1º de outubro de 2001, foi denominado o Gato Oficial do Estado de Maryland, nos Estados Unidos, sendo um dos símbolos desse Estado.

[photo, Calico cat, Annapolis, Maryland]
Calico: gata oficial do
Estado de Maryland, EUA

Tá vendo como é uma pelagem adorada? Não é por menos, tricolores são realmente divinos.

E não percam que ainda temos mais um padrão de cor para comentar, o colorpoint e suas derivações. Até lá!

Com adaptações dos sites
http://fanciers.com/cat-faqs/tricolors.shtml
http://vetmedicine.about.com/od/catbreed1/f/FAQ_calicocats.htm
wikipedia

Fotos dos sites
http://www.great-pictures-of-cats.com/index.html
http://www.mspca.org/
http://warriorscatsstrotiesandclans.webs.com/
http://www.seregiontica.org/Colors/withwhite/withwhite.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: