ÓRGÃO DE JACOBSON OU ÓRGÃO VOMERONASAL

1 out

(via DICAS PELUDAS de DENISE DECHEN em 01/10/12)
OLFATO.jpg

CÃES

slide-8-728.jpg?1291642649
img:Hospital Veterinário do Porto

Entenda por que seu cão se esfrega em excrementos e lambe urina de outros cães, o que pode parecer "nojento" para nós são sistemas de comunicação comum entre os animais.
O comportamento de lamber a urina de outro animal é mais característico de machos não castrados ou castrados tardiamente

Artigo escrito por MV Mayra Felício de Lima

"Se comparados aos cães, nós humanos temos uma capacidade olfativa primitiva, por isso muitas vezes é difícil entendermos como os cães se comunicam de forma tão eficiente através dos odores corporais. Para os cães ler cheiros é como ler jornais, só que melhor. Os aromas transmitem muitas “notícias”. Ao cheirar excrementos de outros cães, um cão pode dizer o sexo do seu depositante, há quanto tempo passou por ali, se for fêmea saberá se está no cio, se for macho saberá quão “viril” ele é, e também será capaz de determinar o estado emocional do outro animal. Tudo isso porque quando um cachorro esvazia os intestinos, fricciona o excremento com gotas de sua glândula ad-anal (glândulas especiais produtoras de odor que ficam ao lado do ânus). As secreções do saco anal contêm inúmeras substâncias químicas diferentes produtoras de odores e provavelmente cada uma é responsável por uma informação específica para o cão que a cheira. Para as pessoas o cheiro dessas secreções é muito desagradável e pode ser sentido em algumas situações em que o animal fica muito estressado. Já a urina tem seu cheiro bem característico devido aos hormônios, e também transmite ao cachorro variadas informações a respeito do estado emocional e sexual do excretor. Esses odores não são sentidos pelo nariz humano, os cães têm um sistema especial para sentir cheiros sexuais: o órgão vomeronasal (que nós humanos não temos). Quando um cão recepciona seu dono, costuma farejar braços e pernas na busca de informações odoríficas específicas; também costuma investigar uma pessoa desconhecida farejando seu fundilho.
clip_image002[17]
img:Euamo cães
Igualmente aos humanos os cachorros adoram disfarçar seus odores corporais com odores artificiais. O interessante é que eles consideram como odores agradáveis cheiros de material orgânico em decomposição (esterco, peixe podre, etc.). Mas há todo um ritual quando o cão deseja perfumar-se. Se ele quer apenas brincar, se joga de costas de maneira descuidada (algumas vezes até dá cambalhotas) e arqueia para a direita e para a esquerda, chutando as patas para cima no ar; depois levanta e sai correndo. Porém o cão é muito minucioso quando está em busca de um perfume. Ele cheira cuidadosamente a fragrância escolhida. Se vier em ”frasco” como um peixe morto, ele pode carregá-lo até um local escolhido e arrumá-lo de maneira que lhe parecer melhor; então cuidadosamente ele se esfrega de um lado e depois do outro (como uma pessoa aplicando perfume trás da orelha), inala o perfume mais algumas vezes, repete os mesmos movimentos e finalmente esfrega as costas. Se analisarmos a origem deste comportamento veremos quão inteligente é esta manobra: cães selvagens que caçavam e matavam outros para sobreviver na selva precisavam disfarçar seu próprio odor e ser farejado por uma refeição potencial como um peixe morto era uma grande vantagem na caçada."

Mayra Felício de Lima é Médica Veterinária, atendendo cães e gatos. E-mail: afagosvetclin.
Fonte:http://semanario.net.br/opiniao_.php?iun=983
GATOS

td-diet-cats-800x800.jpg
Interior da boca de um gato, onde pode observar-se a entrada do
órgão de Jacobson, perto dos dentes incisivos superiores.
Os gatos também possuem um órgão sensorial no céu da boca chamado vomenorasal, ou órgão de Jacobson. Quando o gato franze a face, baixando a mandíbula e expondo parte da língua, ele está abrindo a passagem de ar para o vomeronasal e essa atitude específica de sugar ou de coletar substâncias químicas em seu meio ambiente dá-se o nome de reação ou processo flehmen. Para entender melhor, conheça os cinco sentidos dos gatos.

vomeronasal_organ.jpg
Fonte :http://www.ospaparazzi.com.br

SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS

DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: