QUIMERISMO

26 set

(via DICAS PELUDAS de DENISE DECHEN em 25/09/12)

Slide1.JPG

O médico veterinário Ricardo Henrique Santos Silva, da Zen Pet, em entrevista exclusiva ao R7 explica o mistério da gatinha Vênus que encantou a todos com sua pelagem tão especial:
– A quimera genética ou quimerismo acontece quando dois óvulos fecundados se fundem nos primeiros momentos da gestação. O resultado disso é que o embrião será formado a partir de dois grupos de células com material genético distinto. Assim, seria possível, por exemplo, que um mesmo indivíduo possua células do primeiro óvulo fecundado nos cabelos e células do segundo óvulo na pele. Isso significa que, durante a gestação, um embrião absorveu o outro, dando origem a um filhotinho só.

Quando essa absorção acontece logo no início da gestação — provável caso da Venus — dificilmente o fenômeno traz problemas de saúde para o bichinho. Quanto mais tarde a absorção acontece, mais complicado vai ficando o estado do animal afetado por ele.

Slide2.JPG

Não é um evento muito comum, mas como já pudemos ver, acontece, inclusive com cães. Apesar da aparência exuberante, os quimera podem levar uma vida absolutamente normal.

Dr. Ricardo continua:
– No caso da gatinha Venus, as características distintas da cor dos olhos e dos pelos acontecem justamente porque esses traços díspares são expressos por dois grupos de células diferentes.

quimeras
Gata de duas cabeças passou pelo mesmo fenômeno que deixou Vênus com a pelagem meio a meio; em maior grau, como foi o caso de Duas Caras, o quimerismo é perigoso levando a morte pouco tempo após o nascimento.
Reportagem completa, AQUI

SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS

DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: