Língua de gato – segunda parte

26 set

(via Gata riscada de Aline em 25/09/12)
Como vimos no post anterior, basicamente, existem 3 tipos de comunicação:
1) Vocal
2) Postural
3) Visual e Olfatória
Já falamos da linguagem vocal. Hoje, vamos dar continuidade falando sobre a linguagem postural do gato.

2) Postural
Os gatos estão continuamente usando a linguagem corporal para se comunicar conosco e com outros animais: a posição das orelhas e dos bigodes, o movimento da cauda e do pêlo, a dilatação das pupilas. A linguagem corporal expressa tanto alegria e prazer, quanto medo e agressividade.

Ao contrário dos cachorros, animais que, naturalmente, vivem em bandos, os felinos, em seu habitat natural, frequentemente, passam longos períodos sem contato cara-a-cara com outros da mesma espécie. Sua necessidade de contato visual para comunicação é bastante baixa. Porém, ao encontrar outro felino, o corpo entra em ação para passar alguma informação.

A linguagem corporal dos gatos não é estruturada para enviar sinais refinados, ou seja, as mensagens são bastante amplas. Estas mensagens podem parecer confusas e, até mesmo, conflitantes. Uma vez que a linguagem corporal do gato não é intencional mas, sim, uma resposta reflexiva a um estímulo, raiva e medo podem provocar a mesma resposta física. Não é incomum, por exemplo, que um gato amedrontado mostre sinais de agressividade e vice-versa.

Como, muitas vezes, nós não conseguimos entender e interpretar os sinais corporais do gato corretamente, acabamos colocando a culpa no bichano, injustamente. Compreender a linguagem corporal felina pode ser difícil se considerarmos que seu propósito é transmitir mensagens para outros gatos. Sinais de medo ou irritação podem ser, facilmente, mal interpretados como excitação ao brincar pois o comportamento, neste caso, pode ser similar. Outro ponto de confusão é associar a linguagem corporal do gato com a do cachorro, a qual é, muitas vezes, oposta em seu significado.
Ao compreender como os gatos se comunicam, estamos contribuindo para promover um ambiente seguro e prevenir mal entendidos nesta comunicação.

2.1) Cauda
A cauda do gato é como se fosse uma bandeira de sinalização. Erguida, firmemente, na vertical, sugere alegria ou confiança e é usada como um cumprimento amigável tanto para humanos quanto para outros gatos. A cauda também pode balançar de um lado para o outro. Se este movimento for lento, ele indica que o gato está relaxado. Porém, se o movimento for rápido, o gato pode estar excitado (agitado depois de uma brincadeira, p.e.), irritado ou desconfortável. Neste caso, é bom prestar atenção em outros sinais, pois, ao contrário do cachorro que abana o rabo de alegria em lhe ver, o gato pode estar dizendo justamente o contrário. Quando estou fazendo carinho na Chloe, ela instantaneamente passa para este estado quando acaricio suas patas traseiras. Se eu insisto, ganho uma mordida de brinde!
Uma cauda balançando em ângulo, de forma ritmada, significa que o gato não está nem aí para você! Já enrolar a cauda na cauda de outro gato ou nas pernas de uma pessoa traz um significado de amabilidade.

DSCN1614.JPG
Chloe: Não vem colocar a mão em mim porque eu estou ocupada!

Há vários significados, como podemos ver na figura abaixo:

telltaletail2.png

Saber ler a linguagem da cauda de seu gato é importante se você está pensando em introduzir um novo gato na casa. Desta forma, é possível impedir brigas antes que elas aconteçam.

2.2) Orelhas
É difícil de acreditar, mas, a orelha de um gato possui mais de 24 músculos! Assim como a cauda, as orelhas são partes vitais da linguagem corporal do gato.
– Gato relaxado: as orelhas apontam levemente para a frente e para o lado. Este estado indica contentamento e
sensação de acolhimento.
– Gato alerta e interessado: quando algo capta a atenção do gato, as orelhas ficam bem apontadas para cima, em sinal de alerta. Normalmente, quando seu gato te "cumprimenta", ele mostra este tipo de orelha.
– Gato nervoso: se as orelhas contraem-se ou movimentam-se, como num "tique nervoso", seu gato está agitado e nervoso. Acontece, normalmente, quando encostamos nelas e o gato se sente incomodado, fazendo um rápido movimento.
– Gato agressivo: neste caso, as orelhas viram-se para trás, indicando agressividade crescente (são as "orelhas estranhas", conforme diz nossa amiga Lívia Fernanda). Se as orelhas passarem para uma posição totalmente horizontal, o gato está mostrando sinais de medo crescente, perturbação ou passividade, um aviso para que você se afaste e o deixe sozinho. Este é um clássico sinal de que o gato está apavorado ou muito irritado e irá se defender, caso se sinta mais ameaçado.

Chloe+pira.jpg
Aline: Mas eu só queria fazer um carinho…

– Gato ambivalente: as orelhas dos gatos podem se mover em diferentes direções, independentemente uma da outra. Quando elas estão em diferentes posições, o gato está incerto, analisando o ambiente e decidindo como agir. O diagrama abaixo é bem interessante e mostra a mudança no estado do gato conforme seu grau de agressividade x passividade/medo:

cat-chat1.png

2.3) Olhos
Os olhos dos gatos nos dão várias pistas sobre o estado emocional dos mesmos. Quando os olhos estão bem abertos, alertas, é um indicativo de confiança. Se o gato fica olhando fixamente, sem piscar, pode ser uma tentativa de demonstrar dominância (a Chloe costuma fazer isso comigo. Será que ela está me dizendo que "manda em mim"? rsrs).
Olhos "puxados" podem indicar medo ou agressividade. Não confundir com o olhar do gato quando este está sonolento, o qual se assemelha a um abrir e fechar lento, e é um sinal de afeição e carinho do gato por você (se um gato lhe der uma piscadela bem lenta, retribua o mesmo olhar. Seu gato irá traduzi-lo como ‘eu te amo’ na língua felina).
Pupilas dilatadas podem indicar o "modo pira". Também podem ocorrer em ambientes com pouca luminosidade.

DSCN1816.JPG
Chloe: Entrando no modo pira

Um aviso: nunca encare fixamente um gato que você não conhece. Ele pode interpretar este gesto como uma ameaça e atacá-lo em seguida. Até mesmo seu próprio gato pode esboçar o mesmo comportamento.

CAT-BODY-LANGUAGE-300x226.jpg

2.4) Pêlo e bigodes
Todos os sinais anteriores são, normalmente, acompanhados de alterações na posição do pêlo e dos bigodes. Em reações de medo e agressividade, o pêlo costuma ficar eriçado ou arrepiado. Já os bigodes ficam levemente inclinados para trás se o gato percebe algum perigo ou algo o incomoda. Em estado relaxado, os bigodes ficam para frente, em sinal de contentamento. A Chloe, quando está em estado alerta, fica com as "bochechas" um pouco inchadas e com os bigodes voltados para a frente, como na foto abaixo:

cat-whiskers.jpg

O assunto é vasto e interessantíssimo! Alguns outros tipos de comunicação clássicos dos nossos queridos gatos:

– Costas arqueadas e pêlo eriçado: basicamente significa que o gato não quer ser perturbado ou que algo o assustou. Neste caso, apenas deixe-o em seu canto.

– Mostrar a barriga: este é um privilégio para qualquer dono de gato! Ao expor a barriga, o gato se coloca numa posição vulnerável, já que seu instinto é proteger o estômago, e está dizendo que confia plenamente em você. Não perca tempo e mostre gratidão pelo gesto: "afofe" a barriga do bichano.

– Deitar no seu computador, livro ou jornal: seu gato se sente totalmente confortável e dominando a situação.

– Lamber (outros gatos e você): gatos lambem uns aos outros para pentear o pêlo e criar um vínculo entre si (normalmente, acontece com gatos que se conhecem muito bem). Às vezes, eles também lambem seus donos pelo mesmo motivo.

No próximo post, vamos concluir as diferentes formas de comunicação do gato! Até lá!

Fontes:

http://www.catster.com/cat-behavior/cat-body-language
http://consciouscat.net/2012/03/19/feline-body-language/
http://ezinearticles.com/?How-Cats-Use-Their-Tails-to-Communicate&id=4679029
http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_communication
http://animal.discovery.com/cat-guide/cat-behavior/reading-your-cat.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: