Padrão pelagem bicolor

24 set

via I/O Gatos de Lívia Fernanda (I/O Gatos) em 23/09/12

Hoje vamos falar dos gatos arrojados que combinam cores. Aqueles que se mascaram, aqueles que vestem um black tie para sua vida de gala, aqueles que fazem um bigodinho ou um cavanhaque, aqueles que apenas gostam de uma manchinha no seu sublime manto branco. O gato bicolor.

Esse tipo de gato combina duas cores apenas. Não satisfeito em combinar as cores, ele também combina aonde elas estarão dispostas em seu corpo. Para isso ser possível, ele possui a coloração branca, que é determinada pelo gene dominante, cuja combinação com outros genes alelos dará origem à migração dos melanoblastos (células primordiais que darão origem ao melanócito, que formarão a melanina) durante o desenvolvimento embrionário do gato. Ou seja, devido à probabilidade de combinações de vários genes junto com o dominante branco, o gato obtém a mais variadas cores (tabbys, sólidos ou colorpoint) e os mais variados motivos. Quando eu digo que cada gato tem sua personalidade, também não é mentira que cada gato possui sua vestimenta. Sem dúvida, cada gato é um gato único!

O branco geralmente se situa nas patas, no ventre e no peito, e geralmente são marcas simétricas. Disse geralmente, porque há excessões. Raio branco no dorso todo é raríssimo. Os olhos podem ser verdes, amarelos, bicolores ou azuis, depende da cor não branca. Por exemplo, os bicolores colorpoint (do tipo Siamês) possuem olhos de cor azul – vide Brenda.

P1020799.JPG
Brenda: mascarada com manto colorpoint.

Basicamente temos três tipos de bicolores, (em ordem decrescente de branco) o van, o arlequim e o bicolor propriamente dito. Este último ainda se subdivide em: touca e sela (cap and saddle), máscara e manto (mask and mantle) e o tuxedo. Mas a variedade de posições das manchas é tão grande, que a classificação também pode ser dividida em números, de 1 (todo preto) a 10 (todo branco).

File:Bicolours.png
Essas peles me dão medo!

Então, vamos aos padrões mais estudados.

Van.png
Van é o bicolor que só possui as orelhas, alguma parte da cabeça e o rabo coloridos, e nada além disso. O representante absoluto dessa coloração é o Van Turco (daí o nome Van), um felino belíssimo de pelo longo proveniente da Amênia/Turquia. Mas isso não quer dizer que não tenhamos SRDs com essa coloração.

Van Turco ou Angorá Turco

O Van Turco, ou Angorá Turco, é conhecido por simplesmente adorar água. Isso soa estranho? Então dá uma olhada nisso:

swimming Turkish van cat
Não é a toa que ele é conhecido como gato nadador.

Arlequin.png
O Arlequim é quase como o Van, mas possui algumas notas de cores espalhadas pelo dorso. Muitos podem ter bigodinhos, barbinhas, máscaras, toucas, ou seja, é um gato bem ponteado, mas as manchas se limitam bastante.

Fichier:AradKatze.jpg
Arlequim

Bicolor.png
Bicolor possui manchas maiores e mais densas, que se espalham pelo dorso, bem mais do que o arlequim.

Fichier:Pumiforme.JPG
Bicolor

O bicolor que é bicolor mesmo, esse que tem mais manchado, pode possuir outras classificações dependendo da posição dessa manchona grande.

touca+e+sela.png
Touca e sela só possui manchas na cabeça (incluindo orelha) e lombo, com um vão branco no tórax superior.

Fichier:MacikleinI.JPG
Capa e touca

Mascarado.png
O mascarado com manto já possui o vão preenchido, porém a mancha só se limita à cabeça, juntamente com os olhos, costas (toda ela) e ocasionalmente a lateral do corpo e rabo. Patas nunca são coloridas, apenas brancas.

Fichier:Black hills cat-tochichi.jpg
Máscara e manto. Percebam como a mancha vai crescendo.

Tuxedo.png
Tuxedo significa paletó, então é como se o gato estivesse vestido para um baile de gala. Esse gato é muito especial. Já foi personagem dos mais diversos desenhos animados: Tom e Jerry, Frajola, Piff e Hércules, o Gato Félix, vários gatinhos da Disney… Inclusive na vida real os tuxedos fazem muito sucesso. Quem não se lembra do Socks, o gato oficial do presidente Bill Clinton?

socks-y-bill-clinton.jpg
Socks, mantaining discipline over The White House! Go, Socks, go!

Para ser um tuxedo verdadeiro, o colorido deve estar no corpo inteiro, menos na ponta das patas, partes do rosto, pescoço e eventualmente na barriga e tórax. Muitas vezes, o rosto é preto com o bigode branco.

Fichier:Catboyblaze2.jpg
Tá precisando de um banho, amigo!

Meu coração até dói em falar em tuxedos. Já tive uma, a Mércia, que hoje brilha com seu traje de gala como uma legítima estrela. Falarei dela em postagens posteriores.

5283762755_4a4892a16c_z.jpg
Mércia

Eu dedico essa postagem à Mercia, que foi uma gata prá lá de especial. Ela não miava, e quando miava, era o miado mais agudo que eu já tinha ouvido! Ela conviveu muito pouco tempo comigo, mas seus dados inseridos em meu sistema jamais serão deletados. A vida é composta de perdas e ganhos, então façamos das perdas aprendizados e aproveitemos os ganhos, não é isso que os gatos nos ensinam?

Ainda temos outros padrões de pelagem. Aguardem!

Com adaptações de:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Bicolore_(robe_de_chat)

Fotos dos sites
http://fr.wikipedia.org/wiki/Bicolore_(robe_de_chat)
http://www.swimmingcats.com/
http://www.bidorbuy.co.za/item/60426134/Black_and_White_Turkish_Van_Swimming_Cats.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: