Brinquedo de gato com o código aberto

17 set

(via I/O Gatos de Lívia Fernanda (I/O Gatos) em 12/09/12)

No desenvolvimento de softwares, dizemos que um software tem código aberto quando qualquer pessoa tem acesso ao seu código, que nada mais é do que a linguagem de programação que dá origem ao próprio software. Ou seja, qualquer um pode ver como esse software foi feito, estudar para fazer outro (essa cópia é permitida), pode alterar o código para fazer um programa parecido, seja para o benefício próprio ou para benefício da comunidade em geral. Essa manufatura de programas vem do próprio movimento da Open Source Initiative, que preconiza a abertura do código para permitir que as pessoas tenham mais liberdade em relação ao produto que adquirem. Veja bem, não estou falando de pirataria ou software grátis, mas sim um software livre, que você pode adaptá-lo da sua própria maneira. Há os custos de compra e instalação, que geralmente são muito bem menores do que os de código proprietário, onde o dono do programa visa apenas o lucro do produto e da licença.

Bom, e o que isso tem a ver com gatos? É que eu sempre faço analogias entre a informática/tecnologia e aos felinos e o mundo deles. Existe um brinquedo no mercado, que é o de longe, o favorito da Ágatha. É essa bolinha com penas e ventosa para pregar em uma parede de azulejos. E ela faz um barulhinho de chocalho também.

bolahaste.png
Foto da internet, pois as que eu comprei, de longe, há muito tempo não são mais assim.

Eu sempre achava desse brinquedo no Carrefour. O negócio é que um brinquedo desse na boca da Ágatha não dura nem dois dias. Ela arranca o cordãozinho da ventosa, as penas e o tecido que reveste, e sobra só a bolinha de ping pong com uns tocos de pena. Ela gosta mesmo é da bolinha. Para fazer menos barulho para o andar de baixo, eu a revisto com fita crepe. Ela simplesmente a-ma isso de paixão, ela fica horas correndo atrás desse trapo de bola, brinca, some, ela acha de novo, brinca de novo… Tem horas que ela some com essa bolinha que eu não faço idéia de onde ela coloca. Daí ela fica menos ativa.

Comprei umas três por causa dos constantes sumiços, mas uma delas Agatha conseguiu amassar e acabou perdendo a graça. Depois procurei outras para comprar e não achei mais. Com o desaparecimento dessa bolinha no mercado local (não animo comprar uma coisa tão básica pela net, com o frete não compensa) e no meu apê, tentei fazer outras com bolinha de desodorante roll on, mas nunca descobri o que tinha dentro (ou seja, o código do produto era fechado, não tinha acesso). Arrumei umas chumbadas de pesca, mas ficou muito pesado. Arroz, não fez muito barulho. Então deixei prá lá. A Ágatha se contentou com as restantes.

Quando foi dia desses, achei uma dessas bolinhas quebrada! Fiquei arrasada! Nem barulho a bolinha fazia mais. Só sobrou uma, coitada da Ágatha! E mesmo assim, ela ainda brincava com o caco!

P1100762.JPG

P1100763.JPG
Mabel ainda tenta brincar com o caco de bolinha na hora da foto!

Fui ao Carrefour, Extra, alguns pet shops, nada! Já ia comprando pela internet, quando me veio um estalo: o que tem dentro? Miçangas canutilho!! Caramba, ABRIRAM O CÓDIGO DA BOLINHA!! Não sei quem quebrou, mas me fez um baita favor!! Como já tinha algumas bolinhas, comprei um saco de miçangas e fiz mais quatro bolinhas. E com o código aberto da bolinha, pude fazer cada uma com um tipo de barulho, aumentando ou diminuindo o número de miçangas!

Mostro para vocês, o passo a passo de como fazer a bolinha Agathal (como eu batizei, já que você pode alterar o código e o nome, mas você deve manter o código aberto para a comunidade geral poder compilar). Tudo o que você precisará é:

  • Bolinha de ping pong ou bolinha de desodorante roll on;
  • Miçangas do tipo canutilho;
  • Uma faquinha com ponta, ou um estilete;
  • Fita crepe;
  • Gatos.

Nessa confecção, eu usei o desodorante roll on.

P1100778.JPG

Primeiramente, arranque a bolinha com o auxílio da faca. Essa parte é relativamente fácil.

P1100777.JPG

Fure a bolinha com a ponta da faca. Muito cuidado nessa hora, pois a faca pode escorregar e furar sua mão. Portanto, com cautela e paciência, vá rodando a ponta da faca na bolinha até o furo ficar legal.

P1100780.JPG

Furo feito, vá enfiando os canutilhos um por um, até que faça um barulhinho que atraia os gatos.

P1100782.JPG

Envolva toda a bolinha com fita crepe, para tampar a buraquinho e, no meu caso, para fazer menos barulho para o andar de baixo. É possível que o cliente fique ansioso para brincar, mas diga para ele ter paciência, pois a confecção de qualquer produto, seja um software ou uma bolinha, demanda um certo tempo para ficar pronto!

P1100785.JPG

Agora a Ágatha fica doida, não sabe com qual brincar, e dorme a noite toda. Tem dias que ela até enjoa, mas volta e meia está com sua bolinha a rodar pela sala!

Independente dessa história, todos os gatos tem um brinquedo favorito (menos a Brenda, que não brinca!). A Mabel tem uma bolinha de silicone vermelha. A Antonieta, um ratinho de catnip, que eu até comprei do Teo. O Chris, que ainda é filhote, brinca com qualquer coisa.
Conte-nos qual é o do seu felino!

Abraços a todos e até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: