PORQUE MEU ANIMAL BEBE TANTA ÁGUA OU URINA TANTO ?

4 set

(via DICAS PELUDAS de DENISE DECHEN em 04/09/12)

Sede.jpg

Este post foi retirado na sua íntegra do Blog da PET CARE Centro Veterinário
Dois sintomas muito comuns entre cães e gatos são a poliúria (quando urinam em quantidade maior que o normal) e a polidipsia (quando têm muita sede, ingerindo mais água do que o normal). São sintomas que os proprietários notam em casa, mas muitas vezes demoram em perceber que se trata de um distúrbio e que necessita de tratamento.
Mas qual é essa quantidade anormal de água e urina?
Em relação à ingestão de água um cão tem polidipsia quando ingere mais que 90ml/kg/dia de água e um gato quando ingere mais que 45mL/kg/dia. Já em relação à urina, cães tem poliúria quando produzem mais que 45mL/kg/dia de urina e gatos quando produzem mais que 40mL/kg/dia de urina.
É possível mensurar o volume de água ingerido em 24 horas. Basta medir o volume colocado no recipiente (ou nos recipientes) de água do seu animal, aguardar 24 horas e mensurar o quanto sobrou. Calculando a diferença entre o volume inicial e o volume final que sobrou no bebedouro sabemos o quanto foi ingerido em um dia. Dividindo este valor pelo peso do animal, ele não deve ultrapassar 90ml/kg para os cães e nem 45ml/kg para os gatos.
Para fazer esta mensuração é preciso saber se seu animal não bebe água de outras fontes, por exemplo, nos pratos de plantas ornamentais, vasos, no quintal ou até mesmo na rua. Devemos também levar em consideração fatores como temperatura ambiente, tipo de alimentação, etc.
Obviamente, em casa, é muito difícil mensurar a quantidade de urina produzida por seu animal de estimação.
Algumas vezes, não será necessário fazer estes cálculos, quando for nítido que há uma ingestão maior de água ou produção de maior volume de urina.
CAUSAS:

Como dito acima a poliúria e a polidipsia são SINTOMAS e não uma única doença. Portanto, se você desconfia que seu cão ou gato esteja “bebendo muita água” ou “fazendo muito xixi”, ele precisará de uma avaliação por médico veterinário para confirmar a ocorrência destes sintomas e para fazer o que chamamos de diagnóstico diferencial, isto é, diferenciar qual doença específica está provocando esta manifestação.

Estas doenças interferem em vários mecanismos fisiológicos de controle de consumo de água e produção urinária e envolvem uma série de hormônios e órgãos. Os órgãos envolvidos são o hipotálamo, hipófise, rins, glândulas adrenais, pâncreas, entre outros.
……
TRATAMENTO
O tratamento da poliúria e polidipsia dependerá de um diagnóstico bem direcionado. A maioria dos distúrbios citados tem tratamento (não necessariamente cura) e podem controlar de maneira satisfatória os sintomas, bem como sintomas intercorrentes.

PARA LER ARTIGO COMPLETO ACESSE O LINK ABAIXO:
Fonte deste artigo:http://petcare.com.br/blog/por-que-meu-animal-bebe-tanta-agua-ou-urina-tanto/
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS

DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: