MAIS ÁGUA, URINA DILUÍDA E SAÚDE DO TRATO URINÁRIO

14 ago

(via DICAS PELUDAS de DENISE DECHEN em 13/08/12)

capa.jpg
MAIS ÁGUA, URINA DILUÍDA E SAÚDE DO TRATO URINÁRIO, MAS COMO EXPLICAR ISSO PARA OS GATOS? PARTE 2. ( VEJA PARTE 1 )
Por:Carlos Gabriel Dias MV MSc PhD

Normalmente recomendamos uma quantidade de ingestão de água relacionada ao peso do gato. Em torno de 55 a 70 ml de água limpa e fresca por Kg de peso felino! Um gato de 4 Kg deve beber em torno de 250 ml de água. Mas, isso não é tão simples assim. Esses valores variam em acordo com o tipo de vida que o animal leva, se faz exercícios, se vive fora ou dentro de casa, com a idade, temperatura do ambiente e outros fatores.
Slide4.JPG
Outra influência importante é o tipo de dieta à qual o gato é submetido. Se for seca deverá ingerir uma quantidade maior de água quando comparado ao consumo de ração úmida que apresenta uma quantidade maior de água. Outra forma de avaliação é um calculo baseado na quantidade de ração seca. Seriam mais ou menos 2 ou 2,5 ml de água por cada grama de ração seca. Por exemplo, se o gato deve comer 150 gramas de ração ele deverá beber 300 ou 375 ml de água. As rações possuem quantidades de substâncias diferentes, então esse cálculo deverá ser utilizado somente para termos uma idéia geral.
Apresenta%C3%A7%C3%A3o3.jpg
Algumas rações podem apresentar uma maior capacidade de produzir partículas na urina quando comparadas a outras. Para finalizar, dependendo do estilo de vida de cada gato poderíamos calcular a quantidade de água utilizando a quantidade de calorias. Se o animal precisa de 380 Kcal por dia, deverá consumir em torno de 380 ml de água por dia.
Apresenta%C3%A7%C3%A3o8.jpg
O que acontece quando o gato ingere uma quantidade de água inferior a necessária de acordo com o estilou de vida, alimento oferecido, idade, temperatura do ambiente e etc.?Lembram da estória do copo de suco? Bem, muita quantidade de pó do suco no copo aumenta a chance de observarmos um resto de pó no fundo do copo.
Com a urina é a mesma coisa. Pouca quantidade de água na urina, uma maior quantidade de partículas ficará dentro dos rins, ureteres, bexiga e uretra. Assim, aumentam as chances de problemas . Parece óbvio, não é? Por que você, apesar de achar óbvio, não bebe 2 a 3 litros de água por dia? Bem, se bebe parabéns e sorte do seu trato urinário.
Apresenta%C3%A7%C3%A3o9.jpg
Os gatos cada vez mais apresentam doenças do trato urinário e algumas delas poderiam ser evitadas com uma ingestão de água adequada ao estilo de vida. Os gatos ingerem água através do alimento, do resultado de reações químicas no corpo e através da ingestão voluntaria de água. Devo lembrá-los que gatos em vida livre comem um ratinho que apresenta uma concentração de água bem maior do que um punhadinho de ração.

Slide5.JPG
Vamos dar ratos para os gatos? Temos é que fazê-los beber mais água. Mas, como? Gatos que comem ração úmida ingerem mais água do que àqueles que recebem apenas ração seca. Como a ração seca é uma excelente alternativa para mantermos nossos gatos saudáveis, partimos para outras idéias para aumentar a ingestão de água. Gatos gostam de potes de água limpos e sem odores diferentes. Isso inclui uma vasilha terrivelmente suja ou excessivamente lavada com produtos de limpeza.
Slide1.JPG

Vale colocar várias alternativas para oferecer água além dos clássicos potinhos plásticos. Gatos poderão exibir diferentes preferências para a ingestão de água. É com você, gateiro Sherlock Holmes descobrir! Fio de água na torneira, bacias, pratos rasos, fontes e etc. Normalmente gatos gostam de beber água em uma temperatura entre 5 a 18ºC com o ideal em torno de 10ºC.
Slide6.JPG
Alguns gatos poderão beber mais água se for colocado algumas gotinhas de leite, o que requer uma atenção maior em relação a limpeza e manutenção das vasilhas. Alguns gatos poderão aceitar que a comida seca seja reidratada. A maioria talvez não queira, mas é uma alternativa interessante. Colocar sal na ração é perigoso e deve ser feito somente sob orientação veterinária. Muito sódio gera problemas sérios aos gatos. Não podemos esquecer os gatos que vivem em grupos e o acesso ao pote de água poderá ser comprometido por organizações territoriais.
Slide3.JPG
Cães bebem água lambuzando caninamente o pote e todo o entorno, assim gatos devem ter seu pote de água colocado em locais onde nenhum outro ser babagento terá acesso. Potes de água próximo de vasilhas sanitária ou em ambientes sem conforto ou segurança também contam. Uma ideia é por o pote de comida cerca de 50 cm do pote de água. ABRAÇOS, Dr. Gabriel Dias.
Apresenta%C3%A7%C3%A3o10.jpg

-Pote de ração não deve ficar tão próximo. Caiu um caroçinho de ração na água, o gato torce o focinho!
-Trocar a água toda hora ajuda. Curiosos vão sempre dar uma espiadela!
Gatas em lactação devem beber mais água.

Por:Carlos Gabriel Dias MV MSc PhD (Medico Veterinário (UFRRJ) Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias (UECE))
Fonte:http://clinicaparagatos.blogspot.com.br/2011/07/mais-agua-urina-diluida-e-saude-do.html

Fotos retiradas da internet (problema com créditos favor entrar em contato com o blog)
Montagem e adatação: Denise Dechen
SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: