Xixi fora do lugar

3 ago

(via TUDO GATO – Pra quem é curioso como eles… de Lauesg em 03/08/12)
comportamento-felino_2012_01a.png

Xixi fora do lugar. O que fazer quando um caso isolado vira costume?

tudo-gato-comportamento-felino_xixi-fora_01a.jpg
foto: giane portal / fofurasfelinas

Olá amigos do Tudo Gato!

É com imenso prazer que escrevo minha 1° coluna pra vocês, amantes de felinos como eu…

Confesso que era fã do blog e que fiquei muito lisonjeada em poder escrever meus relatos sobre problemas comportamentais felinos e, ajudar os donos a solucionar essa questão tão chatinha que resolvi escrever para o post inicial… O xixi em lugar indevido.

Bom, vamos lá!

Já atendi várias pessoas com este problema, uma delas, Sra Glaucia, que tinha um gato idoso, que vira e mexe demarcava a casa.
Minha dica foi a seguinte: leve seu gatinho ao vet pra identificar problemas de cistite ou algum problema renal.
Ela seguiu a risca e levou o gatinho. Pedi isso justamente pelo comportamento ter se iniciado com idade avançada (6 anos), e foi exatamente isso que aconteceu! O gatinho tinha um problema urinário, quase um cálculo, que não o deixava reter a urina até a liteira.
O gatinho Carlos foi tratado com sucesso e hoje vive bem e feliz, sem mais demarcações pela casa! Foi eliminado o problema que o deixava com incontinência.

tudo-gato-comportamento-felino_xixi-fora_02a.jpg
foto: giane portal / fofurasfelinas

Outro caso que atendi e obtive sucesso, foi o do Sr Jonas, que tinha 3 gatos e, logo que adotou esse último, começou a sentir cheiro de urina pela casa e não sabia qual gatinho estava fazendo “arte” por ali.
Meu conselho foi este: Sr Jonas, é provável que os mais velhos estejam demarcando por ciúme e pra mostrar dominância no território. Gatos, num primeiro momento, odeiam dividir seu reinado e mostram isso da forma que podem.
Orientei pra que ele colocasse mais potes de água e comida espalhados pela casa, pra evitar confronto na hora de comer e para que houvesse liberdade na escolha de lugar. Isso deixa os gatos mais confiantes. Eles gostam de monitorar onde comem.
Lugares altos são excelentes pro gato novo se “esconder” no caso de ser perseguido, evitando assim que ele demarque por medo.
O Sr Jonas seguiu direitinho as orientações e, que grata surpresa… Acabaram as demarcações.

Atendí alguns casos onde o gato não gostava de dividir a liteira com outros, ou mesmo que as liteiras eram insuficientes para o número de gatos. Minha sugestão é sempre essa; tenha sempre uma liteira a mais que o número de gatos, espalhadas pela casa, de tamanho espaçoso e sempre limpas. Gato odeia sujeira e, muitas vezes, faz xixi ou cocô ao lado da liteira, para mostrar pro dono que não tava feliz com a qualidade do serviço! hahahaha

Outro caso típico, é o gato demarcar a cama ou sofá. Esta ajuda que obtive sucesso foi de uma pessoa muito próxima à mim, mas que seguiu à risca o que ensinei. Mamãe Clara acabou de adotar a Keiko, uma gatinha sofrida, adulta e medrosinha.
Ela começou a fazer seu xixi na cama da mamãe… A mamãe me escreveu pedindo conselhos.
Aconselhei a desinfetar o local com produtos próprios que eliminem o cheiro de amônia (não que só disfarcem, lembrando que o olfato dos gatos é imensamente maior que o nosso) e colocar uma bandeja na cama com água e ração, no local onde ela demarcava.
Ela fez isso e a Gatinha Keiko associou o local à limpeza! Resolvido o problema da mamãe, gatinha compreendida e nosso coração feliz por ter ajudado esta mocinha sofrida a conseguir um lar bacana como ela merecia.

tudo-gato-comportamento-felino_xixi-fora_03a.jpg
foto: giane portal / fofurasfelinas

Estes casos são os mais corriqueiros, porque nossos amigos felinos têm suas maneiras próprias de mostrar insatisfação.

A convivência com os gatos é assim… Um aprendizado diário. Muitas vezes são incompreendidos, mas precisamos pensar como eles e deixar nosso lado humano um pouco de lado. Paciência e calma é a chave do sucesso! Dessa forma, resolvemos com mais facilidade tudo que costuma dar errado no começo da adaptação ou no decorrer dela.

Bom, por este post é só, pessoal!
Estou aberta à sugestões, dicas e retornos, ok?

Um grande abraço e aproveitem pra conhecer nossa ONG que já ajudou a arrumar bons lares pra mais de 5 mil gatinhos em são Paulo: www.adoteumgatinho.org.br

Um cat abraço

Marisa Licursi
Dúvidas em comportamento felino da ONG www.adoteumgatinho.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: