A Toalha – Uma Aliada nos Cuidados Felinos

28 jun

(via DICAS PELUDAS de DENISE DECHEN em 27/06/12)

Slide2.JPG

Envolva seu gato na toalha em 5 etapas

Por :Arden Moore

Quando precisar de aparar as unhas do felino, ou dar-lhe medicação, há um item doméstico comum que pode tornar o processo muito mais tranquilo – uma toalha de banho grande.
“Envolver o seu gato em uma toalha é uma ótima maneira para se proteger das garras”, diz a Drª.Sophia Yin, veterinária especialista em comportamento animal . “Embrulhar na Toalha também evita fugas, e ajuda a acalmar um gato.”
Passo 1 Cat toalha

Fotos:Dr. Sophia Yin

Antes de tentar a técnica, o Drª. Lin oferece alguns truques que você pode fazer para tornar mais fácil toalha:
Passo 1 Nunca apresse ou force o seu gato a ficar na toalha. Ela pode gritar ou mesmo urinar ou defecar por puro pânico.
Posicione o gato em cima de uma toalha que está sobre uma superfície plana. Em seguida, abra uma lata de comida e coloque-o sobre a toalha, de modo que o seu gato tem de subir e sentar-se sobre a toalha para comer a sua refeição.
Vagarosamente enrole a toalha sobre seu gato enquanto ele come,suavemente acariciando as costas e deixe-o ir embora quando acabar de comer comer.
“Se o seu gato é mais motivado por brinquedos, balance uma varinha de brinquedo enquanto enrola a toalha”, diz a Drª. Yin. “O objetivo é fazer com que o seu gato desenvolver uma associação positiva com a toalha. Também é importante o proprietário ter calma e não se sentir apressado ou frustrado, porque o gato pode ler essas emoções. ”
Passo 2 Cat toalha

Passo 2 Enrole o lado mais curto da toalha confortavelmente em torno do pescoço do seu gato, como um lenço.
Passo 3 Cat toalha

Passo 3 Puxe o lado mais curto da toalha sobre seu gato, de modo que seu corpo inteiro é coberto, exceto o rosto.
Cat 4 Passo toalha

Passo 4 Puxe a borda frontal da frente toalha, que irá envolver sob o pescoço de seu gato.
Passo 5 Cat toalha

Passo 5 Depois que a toalha envolveu todo ele, pegue o outro lado e puxe-o sobre o seu gato, certificando-se que está bem seguro.
Agora, o seu gato está pronto para aparar unhas
Agora que o seu gato está bem seguro envolto pela toalha, você pode dar sua medicação ou cortar as unhas, trabalhando em uma perna de cada vez. Ao aparar as unhas, usar o braço suavemente para segurar o gato ao lado de seu corpo, e manter suas mãos longe da boca para evitar mordidas.

VEJA AQUI A TÉCNICA PARA APLICAR INJEÇÃO

step1.jpg
1.) Comece com uma toalha de banho. Segure o gato no lugar, enquanto ele está deitadao, coloque a mão em cima de seus ombros e pescoço e apoie o seu braço sobre sua coluna. Se ele se contorcer também apoie o seu corpo contra o dele assim terá pouco espaço para movimentar-se

step2.jpg
2.) Em seguida dobre a extremidade curta da toalha sobre a cabeça, pescoço e ombros. Deve prolongar-se aproximadamente à porção (de volta) caudal de sua caixa torácica. Esta dobra toalha vai impedi-lo de saltar para frente repentinamente

step3.jpg
3.) Agora, para proporcionar alguma estabilidade em cada lado, dobre os lados da porção frontal do toalha ao longo dele para trás. Comece com o lado mais longe de você.Note que enquanto você estiver fazendo isso, seu braço ainda está segurando o gato no seu lugar.
step4.jpg
4.) Uma vez que você dobrou o primeiro lado para cima, coloque o seu braço estabilizador sobre a toalha de modo que você pode usá-lo para manter a toalha confortável.
Em seguida, dobre o lado da toalha que está mais próximo de você.

step5.jpg

5.) Agora, o gato está controlado tanto de se mover para a frente ou para o lado. Certifique-se de segurar a toalha fechada para que não afrouxe, permitindo o gato escapar. O objetivo do envoltório, porém, é que o gato sinta-se confortável e seguro e não tentando lutar.
step6.jpg
6) injeção da perna: Para dar uma injeção de perna, controlar a frente do gato usando seu braço da “frente” para mantê-lo contra seu corpo.Com a mão da frente que você pode dar a injeção, enquanto você segura a a pele com a outra mão.
step7.jpg
7) injecção Epaxial: Uma injecção epaxial pode ser dada de uma maneira semelhante como a injecção de perna traseira mostrado acima. Ou, se o gato parece estar a voltar com a toalha, você pode dobrar o seu braço “em volta” da parte traseira do gato.
step8.jpg
8) injeção perna da frente: Para esta injeção você precisa desembrulhar um lado da frente da toalha e controlar o gato com os braços. Envolva seu braço em torno do gato para ajudar a controlar a extremidade traseira ao mesmo tempo, usando o braço para aconchegar o gato contra o corpo. Você pode injetar com a mão de trás, mantendo a pele com a mão da frente.
step9.jpg
9). Outra maneira de obter um maior controlo da extremidade traseira do gato é embrulhar parte de trás da toalha sobre o gato de uma maneira semelhante à forma como é embrulhado à frente.
step10.jpg
10.) Em seguida, desembrulhar uma porção da frente da toalha modo a ter acesso ao local da injeção.

Se o gato estiver relutando não permanece calmo e estável, com esta técnica da toalha é melhor obter ajuda, use sedação (como um sedativo oral, se você não pode dar uma injeção), ou tentar uma das outras técnicas de lidar com o stress baixa restrição, e modificação do comportamento de Cães e Gatos. A orientação geral ou regra é que se um gato se esforça por mais de 1-2 segundos várias vezes, então é hora de tentar uma técnica diferente ou abordagem. Para mais dicas sobre como lidar com seu cão ou gato com segurança, confira o livro do Drª. Lin
Fotos:Drª. Sophia Yin

Fonte:http://fourleggedlife.com/2012/02/towel-wrap-your-cat-in-5-easy-scratch-free-steps/
http://drsophiayin.com/resources/newsletters/behavior-bytes-1st-edition-test

SEJA GENTIL PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE DAR OS CRÉDITOS
DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: