Cortando as unhas

19 fev

via Amor & Miados de Amor & Miados em 18/02/12

As unhas do gato são um dos diversos componentes que fazem dele um caçador perfeito.

how-to-clip-cat-claws.png

Para os felinos selvagens, as unhas permitem que escalem arvores e agarrem presas, mas estas funções tornam-se obsoletas para gatos indoor e podem até causar problemas se crescerem em demasia.

Constituídas de queratina, assim como nossas unhas, as garras possuem também ramificações sanguíneas e sensíveis e cada garra tem sua ramificação sanguínea unica em tamanho, identificada por uma área rosada dentro das unhas. E é com esta parte que devemos ter todo o cuidado, pois o corte da unha em demasia pode causar sangramento e dor extrema e você nunca mais conseguirá sequer se aproximar das patinhas do seu gato.
Unha.jpg

O ideal é acostumar o gatinho desde cedo com a manipulação das patas e corte das unhas.
Aproveite um momento em que ele esteja relaxado, calmo ou até mesmo tirando uma soneca.

Há alguns gatos bem tranquilos que adoram colo e você pode utilizar a oportunidade também.

Antes eu utilizava um clip de unha comum para cortar as unhas do meu gato, até que o Dr.Jairo me alertou sobre os riscos, pois este clip exerce muita pressão e pode quebrar as camadas externas da unha, fazendo com que fiquem sensíveis.

Essa semana comprei um cortador proprio para pets, da AMF e o resultado foi bem satisfatorio 🙂

0350_G.JPG

Segure a patinha do gato e aperte a almofadinha central ou a de cada dedinho. Isso fará com que a unha fique exposta. Preste atenção na area branca da ponta e corte APENAS esta parte. Um milimetro a mais que seja, alcançando a parte rosada, irá causar sangramento.

cut-cat-nails.jpg

O corte de unhas é algo relativamente simples, mas se você não se sente com segurança para fazê-lo, não arisque, leve o gatinho para o veterinário e pegue uma aula 🙂

Se o seu gatinho for regularmente ao petshop, lembre-se que o cortador também deve fazer parte do enxoval dele, assim como as escovas e toalha, para evitar usar o mesmo de outros animais.

clipped-nails.jpg
resultado final 🙂

O corte de unhas deve ser feito toda vez que estiverem afiadas, tanto as das patinhas dianteiras quanto as traseiras ( garras de impulso ).

Engana-se quem pensa que os gatos param de arranhar quando as garras são cortadas, pois isso é parte do instinto deles. Os danos apenas se tornam menores. Aqui o Arthur apenas arranha a parte traseira sanfonada da minha cadeira, mas prepare-se para conseguir um arranhador e treine-o o mais cedo possível para evitar danos aos móveis.

A alguns anos surgiu no mercado uma capa para unhas, feita de silicone. É colada a unha original, para proteger os estofados e chão de eventuais arranhões, por gatos e cães.

2659354288_e68b79afcb.jpg

Já vi muita gente, inclusive em foruns internacionais, reclamando que os protetores caem com facilidade e que muitos gatos, claramente incomodados, arrancaram e engoliram essas capinhas.

Eu acho uma besteira. É até bonitinho, por exemplo, para tirar fotos ou ir para uma exposição por algumas horas, mas viver com isso grudado é o equivalente é estar com luvas de plástico 24hrs e ninguém merece ¬¬

Também existem pessoas monstruosas que optam por retirar cirurgicamente as garras do animal, mas isso só piora o problema, já que, além de mutilar o gatinho – seria o equivalente a tirar todas os tendões e as primeiras falanges de nossos dedos – ele se torna mais agressivo e estressado pela dor excruciante que sente e pela falta de suas armas naturais.

Declaw.jpg
gatinho após a retirada cirurgica de garras 😦

A retirada de garras é UM CRIME BÁRBARO e se você conhece algum veterinário que faça isso, o denuncie para o conselho de sua cidade.

declawing-cats-billboard.jpg
"Se você é a favor da retirada cirúrgica de garras, levante sua mão."

Arranhar é tão parte do gato quanto miar.
Pra que ter um animal em casa e privá-lo de seus comportamentos naturais?
Se você não tolera a minima chance de arranhaduras pela casa, NÃO TENHA UM GATO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: