Acupuntura Veterinária

13 abr

via Pets na Casa de Karen Melzer em 09/04/11

Através de estímulos físicos e químicos em determinadas áreas do corpo, a acupuntura busca a terapêutica de algumas doenças e alívio de outras. Esta ciência consiste de duas técnicas possíveis de serem aplicadas, a estimulação em áreas definidas da pele por agulhas e/ou pela transferência de calor para determinados locais.

A acupuntura, comumente, pode ser realizada através dos seguintes métodos:

* acupuntura propriamente dita: colocação de agulhas em locais específicos;
* eletroacupuntura: colocação de grampos em agulhas com estimulação elétrica;
* laserpuntura: estímulo dos pontos de acupuntura com laser.

A acupuntura é indicada em algumas doenças tanto para resolução do problema quanto para redução de sinais com dor e desconforto, em casos de problemas irreversíveis sem evolução positiva comprovada não se indica este tratamento. A determinação de resultados satisfatórios para cada doença é realizada pelo medico veterinário acupunturista. Casos de dor traumática, miosites, artropatias, imunoestimulação geral (melhora da imunidade) e recuperação pós-operatória há indicação comprovada de tratamento com uso da acupuntura. No entanto quando se trata alterações definitivas ou de difícil tratamento como a septicemia (infecção generalizada), os tumores e necrose não há indicações no seu uso.

A acupuntura determina pontos específicos no corpo do animal onde devem ser aplicadas as agulhas como locais de sedação (redução da dor do local), tonificação, entre outros. O tratamento pode consistir do simples agulhamento dos pontos selecionados até escolha de programas da medicina tradicional chinesa.

Na eletroacupuntura pontos terapêuticos recebem impulsos elétricos por eletrodos. Tem excelentes resultados na redução da dor dos pacientes quando utilizada com altos estímulos, pois relaxam e sedam o músculo. Já quando utilizados em baixos estímulos são ótimos tonificantes musculares.

A laserpuntura é uma dos métodos da acupuntura que permite um incremento no funcionamento celular e assim melhora a cicatrização de tecido. É indicado principalmente em processos crônicos, no entanto também pode ser usado em casos agudos. As indicações de uso incluem queimaduras, distensões articulares, artroses, discopatias, entre outros. O laser tem a grande vantagem de ser indolor ao animal, não permite contaminação do tecido e cada sessão de tratamento de curta duração. A desvantagem é a freqüência das aplicações e custo do tratamento.

A acupuntura está ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária ao longo dos anos e resultados satisfatórios estão sendo alcançados com a especialidade se difundindo. Sempre que houver a necessidade ou indicação de um medico veterinário pela busca de um acupunturista veterinário, certifique-se que este realmente possui especialização naárea e assim oferecerá um atendimento qualificado.

Fotos: Escola Petisco e Conteúdo Animal

Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: