E meu filho envelheceu…

7 fev

via Mães de Felinos de Ms. Anabela em 06/02/11

Seu filho fez 10 anos. Tornou-se um gato idoso. Começam as perguntas: quantos anos mais ele vai ter comigo? 4? 7? 14? E as mães piram o cabeção…
oldboy.jpg
A resposta do tempo, a gente aqui não tem. Mas o que pode ajudar a prever é a vida que você deu até ali, incluindo: comida, cuidados médicos, cuidados com o corpo, água, diversão, amor, exercícios.

Se seu filho emplacou os dez anos, vamos fazer o fofo chegar a um Creme Puff (a felina que chegou aos 38). Mas como?

Tem o lado genético, claro. Geralmente, SRDs são mais longevos. Mas podemos dar uma mãozinha: depois da festinha de dez anos, ir no vet de seis em seis meses, pedir exames de sangue pra checar função renal, fígado e hemograma completo. Ultra abdominal, de olho no fígado e rins é a boa. PROCURE UM VET ESPECIALISTA EM FELINOS. Cão não é igual a gato, muito pelo contrário.

cat-love.jpg
Sempre apalpar o felino, não importa quão aporrinhado ele fique. Procure bolinhas, bolotas. Penteie, ajudando na limpeza. Limpe os ouvidos. Se der pra fazer uma tosa higiênica, faça. Manter os dentes escovados, nem que seja de dois em dois dias, porque o risco de gengivite é grande e de ir pro outro lado numa anestesia de limpeza de tártaro também. Olha, não esquecer de coçá-lo até ele enjoar e eu te amo pelo menos três vezes ao dia.

Procure uma ração adequada pra idade dele ( a Mature da Royal é bem aceita, mas a da Premier parece mais gostosa) e se puder comprar uma fonte, é a hora. Tem probioticos e toda sorte de produtos no mercado, é só falar com seu vet ESPECIALISTA EM FELINOS.

Pra quem está sem grana – como eu – o negócio é a prevenção, não deixar o caldo entornar: vet sempre que der, castração o mais cedo possível, escovação de dentes, não deixar sair, telas, vacinação em dia, muita água, boa ração, exercícios e amor, amor todo dia. Sei que estou chovendo no molhado, mas vai que faz marola e alguém pega a minha onda? 🙂

E até os 120 para todos, com muita saúde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: