Nossos Vovozinhos

5 set

É recorrente na lista o assunto dos gatos mais velhos, os idosinhos, aqueles que foram muitas vezes os precursores nas famílias que fazem parte deste grupo.

Muitas vezes nos deparamos com dúvidas que podem ser facilmente dirimidas se perguntarmos ao nosso veterinário de confiança.

Porém não custa a gente relacionar aqui o que pode, por cima, acontecer com o avanço da idade dos nossos queridos amigos felpudos.

Temos que ficar de olho quando o nosso amado vovozinho tentar urinar e não sair nada, pois pode ser sinal de cristal, problema urinário bem recorrente, ainda mais quando ele for de raça. Neste caso a dieta será mudada e é preciso encaminhá-lo para a consulta médica logo para não piorar a situação.

Se a situação evoluiu para formas mais graves do trato urinário, talvez seja necessário fazer a fluidoterapia, já comentada aqui. Problemas renais podem levar à morte e precisam ser muito bem cuidados.

Outro caso em se tratando de gatos mais idosos, é a desidratação. Como saber se seu gato está desidradatado? Belisque a pele e se ela voltar logo para o lugar ele não está desidratado. Se demorar a voltar pro seu lugar, busque ajuda médica para encontrar o motivo e talvez ele recomende a fluidoterapia também. Lembre-se que a desidratação pode matar um gato em um dia.

Quando vai passando a idade e eles vão envelhecendo, ao poucos vão perdendo a capacidade olfativa. Isso faz com que eles deixem de se alimentar, percam o apetite e precisem ser constantemente estimulados. E a perda de peso pode ocasionar gravíssimas doenças de fígado. Se seu vovô é enjoado para comer, procure dar tudo que seja saudável até encontrar uma maneira de fazê-lo nutrir-se.

Nunca os deixe sem ter onde arranhar, ou com algum estímulo para que possam exercitar-se. Sente-se com seu vovô e brinque com ele para que gaste energia. Depois guarde o brinquedo para que ele não enjoe.

Penteie seus gatos, mesmo os de pelo curto pois com a idade eles também não tem mais aquele asseio comum de todos os gatos.

Dê graminha de gato para que eles possam beliscar verdura de vez em quando. Deixe disponível sempre que puder.

São vários os cuidados e listei alguns poucos aqui, mas o que mais vale mesmo é o zelo aliado ao amor pelos nossos amados senhorzinhos felinos. E eles sentem isso.

O abandono dos animais idosos é a prova de que a pessoa tem ou não uma boa índole. Se você for capaz de tal ato, pense bem antes de comprar ou adotar um animal. Essa é a idade em que eles mais precisam da gente. Demonstre gartidão pelos anos de felicidade que eles lhe deram e cuide de seu vovozinho. Seu coração saberá e você se sentirá muito mais realizado.

Anúncios

4 Respostas to “Nossos Vovozinhos”

  1. DEISE 22/12/2011 às 9:50 pm #

    Tenho uma vovozinha em casa de 16 anos….ela miava muito, dia e noite e mesmo depois de uma visita ao veterinário não descobrimos nada….deduziram que era da idade.
    Tomem cuidado com isso, muitos veterinários dizem que tudo é maluquice da idade!!
    Achei uma clinica especialista em gatos onde descobriram que era HIPERTIREOIDISMO ( ela também comia e bebia demais e estava bem magrinha), Agora com a medicação ela tá quase normal, dorme bastante e come menos e já deu uma engordada!!agora todos em casa podemos dormir a noite…a miadeira terminou….

    • mbavaresco 23/12/2011 às 10:40 am #

      Obrigada pelo seu relato Deise.
      Sim, a massificação de diagnósticos é um grande problema e achar um veterinário confiável é uma grande dádiva!!!
      Um abraço e volte sempre!

  2. biba 02/01/2013 às 1:26 am #

    tenho o meu duma, e esta ficando velhinho, o meu amor. quando ele cisma de usar o ededrom so para ele, eu que me vire com o lencol… os filhos creceram e se foram, ele ficou, e agora somos somente nos dois, cada um com suas manias. mas, companheiros e , amigos

  3. mbavaresco 02/01/2013 às 11:48 am #

    Aproveite o companheirismo desse ser tão amado. Só pessoas iluminadas tem esse privilégio. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: