Doenças felinas

26 jul

São fofinhos, são cheios de personalidade, deliciosos, mas, de repente você percebe que seu amado felino está agindo diferente, tendo comportamentos e reações que antes não tinha. Ele pode ter uma das doenças típicas dos gatos.

Na Lista Gatos, constantemente as mais experientes dão “aulas” a respeito de todo e qualquer tipo de doença, medicamentos e tratamentos, experiências vividas. Isso tudo é de uma valia imensa, não tem como não aprender estando ali.

O objetivo deste post é enumerar as mais comuns e mais temíveis doenças felinas, através de links em sites que são fundamentados, ou assinados por médicos veterinários.

Gostaria que nossos componentes mais experientes agregassem suas experiências através de comentários para que possamos incrementar bastante esse assunto de suma importância para os pais e mães de felinos.

São alguma delas (bate na madeira três vezes!):

Esporotricose – primeiros sintomas mais comuns: lesão inicial sólida, circunscrita, avermelhada e levemente elevada, aumentando lentamente para se tornar um nódulo que, posteriormente úlcera (a lesão se abre). Site webanimal, matéria específica sobre o assunto.

Rinotraqueíte – primeiros sintomas são crises de espirro, conjuntivite e rinite serosa. Site Redevet – matéria sobre rino.

FIV, a AIDS felina – sintomas podem demorar anos para aparecer, mas o animal que apresenta infecções frequentes, ou recorrentes, doenças incomuns, perda de peso, febre de origem desconhecida, são prováveis soropositivos. Matéria do webanimal.

FeLV, a Leucemia felina – é a doença número um em termos de mortalidade em gatos. Materia completa no webanimal.

PIF, a Peritonite Infecciosa Felina – doença mortal, cruel e contagiosa aos felinos, especialmente os mais novos (até seis semanas). Matéria completa no site do Hospital Veterinário do Porto, Portugal.

PKD, a síndrome dos rins policísticos – atinge principalmente gatos persas (prevalência quantitativa). A matéria da Renata, que também está na Lista Gatos, está bem elucidativa.

FCV, Calicivirose felina – o sintoma característico desta infecção é a formação de úlceras na língua. Matéria genérica no site Mundopet.

Clamidiose felina – mais comum em gatos bebês, apresentando conjuntivite e depois secreção purulenta nos dois olhos e nariz. Materia completa em Redevet.

Panleucopenia – Doença causada pelo Parvovírus felino, que acomete mais os animais jovens, principalmente os entre 6 a 12 semanas de vida. É um vírus muito resistente a desinfetantes e meio ambiente, podendo sobreviver sob condições desfavoráveis por vários meses ou até mesmo anos. É sensível ao Hipoclorito de Sódio 1:32. Altamente contagiosa e de alto índice de mortalidade.
Modo de transmissão: Através do contato com água e alimentos, coleiras, cama, roupas, etc, contaminados com secreções ou fezes de gatos doentes.
Sintomas: Febre acima de 41°C, depressão, perda de peso, pelos arrepiados, secreção nasal e ocular muco purulenta, desidratação, perda de apetite, sede intensa, vômitos claros ou esbranquiçados, diarréia. Cada gato apresenta uma combinação diferente de sintomas, dependendo da sua resistência, idade e saúde.

Acesse aqui documento sobre Panleucopenia em inglês.

A única forma de se evitar a doença é através da vacinação.

Ainda teria muito assunto mas o mais importante, volto a frisar, serão as contribuições impagáveis de nossas gurus experientes da lista. Até porque as mães de felinos dodóis da gatos encontram ali, além de dicas super importantes, um alento, torcida, muito carinho e apoio. Coisa de família mesmo. E esse post não acaba em si mesmo, espero!

Anúncios

68 Respostas to “Doenças felinas”

  1. stella 26/07/2010 às 9:02 pm #

    tem também a lipidose hepática, que é a hepatite do gato.
    geralmente, o gato tem lipidose porque parou de se alimentar e o organismo começa a consumir a gordura e a proteína existentes no corpo; um gato com lipidose fica amarelinho nas mucosas, orelhas e almofadas das patinhas.
    o tratamento é determinado pelo veterinário, obviamente, mas consiste basicamente em forçar a alimentação com pasta AD hiperprotéica e remédios que ajudem o fígado a se recuperar.

    Um erro comum é dar soro glicosado ao gato com lipidose; isso só piora a doença e, em muitos casos, leva à morte. Se o veterinário disse que este é o tratamento, ele não tem experiência suficiente no tratamento de gatos. Procure outro médico imediatamente.

    • Camilla jove 03/07/2013 às 11:52 pm #

      Gostei muito do seu comentario Stella,minha gata Frida teve lipidose,a veterinaria passou um lipotropico,um antibiotico e eu ia hidratando ela e fui obrigando -a a comer aos pouquinhos,com mais ou menos uns 4 dias ela começou a comer por conta propria,mas a ictericia levou uns 10 dias para desaparecer.Me empenhei muito para salva-la e ela ficou bem.

  2. Maga 27/07/2010 às 3:51 pm #

    Post importantíssimo, tanto a compartilhar, mas nem sei por onde começar Ma. Vou dar uma lida nos sites assim que puder e volto a comentar… tb vou ler sempre os comentários, se alguém tiver alguma dúvida eu ajudo a responder ok?

    Obrigada querida, este blog rockzzzzzzzzzzzzz

  3. Roberta 10/08/2010 às 6:53 pm #

    Tenho duas gatinhas que estão com suspeita de PIF. Talvez o mais difícil seja aceitar que isso seja possível… a gente cuida tanto das duas! Estamos dando o Interferon, esperançosos de que elas fiquem fortes e saudáveis por muito tempo. Se alguém já teve esse diagnóstico que depois não se confirmou, por favor, escreva contando a experiência.

    • mbavaresco 11/08/2010 às 4:28 pm #

      Oi Roberta, o pessoal da lista acha muito importante que vc atente para o fato de que ter o coronavírus não quer dizer que os gatinhos estejam com PIF. Olha o que a Sheila escreveu:
      “A minha pergunta sempre é : eles estão com coronavírus ou com PIF?
      Eu perdi uma gatinha com pif e o Igor fez o teste de coronavírus e deu positivo.
      O vet que me atendia na época me mandou sacrificá-lo. Foi nessa época que entrei na lista gatos.
      Conheci a Dra Heloísa e ela me explicou que ele tinha o vírus e não a doença, que era um absurdo sacrificá-lo.
      Na época Igor tinha 1 ano e hoje tem 7 e super saudável, nunca manifestou nada da doença.
      bj”.
      A Maga, que é uma enciclopédia ambulante sobre felinos, pediu para você escrever para ela -> magatinhos@gmail.com

  4. mbavaresco 11/08/2010 às 3:58 pm #

    Alice postou hoje:
    “Acabou de passar no jornal local.
    Foi mais voltada aos riscos e aos exames durante a gravidez.
    O que eu achei legal é que no começo duas mulheres leigas entrevistadas falaram de gato, meio inseguras. Aí qdo entrou o médico ele praticamente colocou o gato de lado, deu uma relação de todos os outros meios de contágio, só pra evitar animais que a pessoa não conhece e não sabe como são tratados.
    No final, a reporter ainda enfatizou que o contato com os gatos não traz risco e sim com as fezes.
    Qdo anunciou a matéria eu fiquei com medo de falarem as besteiras de sempre, no fim fiquei feliz 🙂
    Mais tarde deve entrar a matéria no site pra quem quiser ver.
    http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=94778&Programa=paranatv1edicao&tipo=

  5. luadepapel 25/11/2010 às 3:21 pm #

    Tenho uma gata que tem passado os ultimos meses no veternario, depois de ser estrelizada apareceu-lhe hepatite, foi tratada mas continua a vomitar a comida, fica bem durante uns dias depois de levar as injeções no medico e volta ao mesmo. fez ontem uma ecografia e disseram qu tem problemas no pancreas, vai hoje fazer exame
    gostaria de saber que problemas podem existir no pancreas dos gatos, estou com receio que ela não resista a tantos tratamentos pois embora esteja a comer ração especial continua magrissima. Obrigado

    • Giane Portal 25/11/2010 às 3:57 pm #

      Nossa, que situação triste! Em primeiro lugar, como já foi dito, eu buscaria uma segunda opinião, em um outro consultório veterinário.
      Eu não sei responder a respeito de problemas no pâncreas, mas sei que a anatomia felina possui uma peculiaridade chamada tríade, onde intestino, pâncreas e fígado são diretamente conectados. Assim, as doenças e disfunções em um órgão podem levar a disfunções do outro. Para gata com problemas de fígado é importante não deixar ficar sem comer, e é indicada ração renal em função da proteína… boa sorte!

  6. Marcia Camasmie Dib 27/04/2011 às 12:35 pm #

    Adorei tudo! Agora posso compartilhar minha paixão e cuidar melhor dos meus felinos. Obrigada!

    • mbavaresco 27/04/2011 às 12:45 pm #

      Oi Marcia!
      Que bom que gostaste!!!
      A casa é sua!!
      Beijos
      Marilia

  7. Sara Araújo 26/01/2012 às 1:36 pm #

    Oieh tenho um gatinho que tem cerca de dois anos estes dias leveio ao veterinario pk ele nao estava nada bem nao comia, nao bebia liquidos e tava arder em febre o medico la examinou e receitou o.Ele agora anda a tomar medicaçao ate ir ao veterenario para a semana fazer varios exames pois o veterinario desconfia que ele tenha leucemia ou ouitra doença transmissivel entre gatos.Eu nao sei o que fazer se ele tiver alguma dessas doenças pois ele tem que ficar dentro de casa ou preso mas isso vai ser um pouco impossivel porque eu moro no campo.O que eu quero mesmo saber é se me podem ajudar a descobrir o que é melhor para o meu gatinho caso os exames seijam positivos.

    • mbavaresco 26/01/2012 às 3:10 pm #

      Olá Sara!
      Primeiro, antes de tudo, vc tem que ter um diagnóstico confiável e saber de que se trata.
      Se for realmebnte a AIDS felina, a FIV, o gato poderá viver anos e anos se bem cuidado e DENTRO DE CASA. Caso ele fique exposto ao contato com o tempo, com a rua e outros felinos de fora de casa, pode pegar doenças oportunistas e por causa da baixa imunidade adoecer muito. Igualzinho aos humanos.
      Recomendo a você o site http://www.historiasdegatos.com/saude-felina/aids-felina e este material científico veterinário -> http://www.revista.inf.br/veterinaria10/revisao/edic-vi-n10-RL01.pdf.
      Quaisquer dúvidas estamos por aqui.
      Lembre-se que seu gatinho, mesmo doente, merece a chance de ter uma vida feliz.
      Boa sorte!!
      Abraços.

  8. Maga 26/01/2012 às 3:41 pm #

    Oi Sara, vc não tem como telar suas janelas e deixar seu gatinho só dentro de casa?

    Realmente se se confirmar o diagnóstico de Fiv (aids felina) ou Felv (leucemia felina), ele terá mais chances de longevidade se viver dentro de casa.

    Mesmo se não for possível, o importante é vc mantê-lo saudável, com boa alimentação, vacinas em dia, castrado (isso é muito importante) e com controle sobre urina, fezes e quantidade de água que ele toma.

    Vc tem como averiguar estas coisas mesmo ele ficando solto?

    Espero que ele melhore e vcs vivam felizes por muito tempo ainda viu?

    Qualquer coisa escreve pra gente.

    Dois beijos

    Maga

    • Sara Araújo 26/01/2012 às 7:27 pm #

      Obrigado pela a explecicaçao que me deu impossivel nao é controlar o que voce me disse.Unico impossivel é que o meu gato quando era pequeno era muito mauzinho e não havia nenhum gato que pega se com ele mas com o passar do teu ele começou a ficar com muito medo,ele agora tem medo de qualquer coisa ate do outro gato que temos ca em casa que é mais velho do que ele,e que ele dantes não tinha medo.Ele tem alturas que quando o solto só me aperece em casa passado alguns dias.Eu hoje reparei mais nele ao pegalo ao colo,se segurar nele dos lados abaixo dos braços ele começa a chorar.Isso tem é algum sintoma alguma doença?Peço desculpa por tantas perguntas e questões.Mas eu só quero que nada de mal lhe aconteca. Mais uma vez obrigado por tudo Maga

  9. Maga 27/01/2012 às 11:08 am #

    Sara, bom dia.

    Gostaria de saber onde vc mora…

    Vc relatou este comportamento ao veterinário? Quais exames o veterinário fez no seu gatinho?

    Essa dor pode ser oriunda de várias coisas, pode ser trauma proveniente de uma queda, ou de um atropelamento, pode ser alguma disfunção hepática… vc deve pedir ao seu veterinário que ele faça exames mais específicos para verificar o que é isso.

    E se ele está com dor, eu não o deixaria sair mesmo, aliás eu o deixaria em um espaço reduzido onde não houvesse nada que ele pudesse subir, nem fazer algum esforço extra.

    Seu gatinho já foi esterilizado? Com a esterilização ele muda o comportamento e pode ficar mais caseiro…

    O fato de ele ser mais assustado hoje pode tb ter sido por causa de algum trauma que sofreu mestas “fugidas” que ele dá.

    Espero que vcs descubram o que o incomoda e que não seja nada muito sério… mas infelizmente, animais que vivem soltos assim ficam mais suscetíveis…

    Um abraço e boa sorte… escreva quando quiser ok?

    • Sara Araújo 27/01/2012 às 2:07 pm #

      Boa tarde Maga! Eu moro em braga.Na altura que levei o meu gatinho ao veterinario foi mais por ele tar arder em febre e por não comer e onde pode se ele deitava se para dormir,na consulta relatei com o veterinario as feridas que ele tinha e o medico disse que nao lhe podia fazer exames pk agora ia lhe dar medicação para para ver se ele melhorava.Eu agora para a semana tenho que la voltar com ele para fazer um exame para ver se ele tem lucemia ou outra doença contagiosa para com os outros gatos.E se esse exame der negativo tem que fazer mais exames para descobrirem o que ele tem.Eu levei o meu gatinho esta quarta feira que passou ao veterinario,tenho lhe dado a medicaçao desde de entao as horas certas e nao me esqueço de nada mas noto nele que lhe custa muito a engoliar e a mastigar.Era bom que nao passe de uma simples inflamaçao de garganta e nada de grave.Pk é o unico animal que me deixam ter ca em casa pk foi a minha sogra que me o oferceu.Maga obrigado por tudo e desculpe ser tão chata mas mas para mim é importante poder partilhar isto com alguem experiente
      beijos e muito obrigado por tudo

  10. Magali 27/01/2012 às 4:46 pm #

    Sara, não tem problema, pode escrever quando quiser…

    Essas feridas que vc falou são em que local do corpo dele?

    O meu medo é que ele esteja com algum trauma interno, sendo um gatinho que sai para a rua, sobe em árvores e anda em ruas, pode ter caído ou ter sido atropelado ou até ter sido mordido por um cachorro…

    Vamos aguardar o retorno dele ao veterinário então…

    Não deixe de nos dar notícias, por favor.

    Maga

    • Sara Araújo 28/01/2012 às 12:08 pm #

      Bom dia Maga as feridas que o meu gatinho tem é mais a volta da cabeça e do pescoço.No dia é que o levei ao veterinario ele quando chegou a casa comeu e durante a noite e no dia a seguir mas desde de ontem ele começou outra vez a comer mal e hoje nem toca na comida muito menos no leite,até a medicação lhe custou a engolir.Eu ja não sei o que fazer pois o veterinario disse para lhe dar a medicação até ao fim durante cinco dias.Depois tenho que la voltar com ele para fazer o tal exame para detectar se ele tem lucemia outra doença contagiosa para com os outros gatos.Ele só quere tar deitado e mais nada.Que posso fazer?Custa me muito ver o meu gatinho assim!mais uma vez muito obrigado por tudo Maga

  11. Magali 30/01/2012 às 11:41 am #

    Sara, bom dia… eu o levaria urgente ao vet, se não neste que vc já levou, em outro para uma segunda opinião… sinto muito mas seu gatinho deve estar com algo mais sério, uma lesão interna, algum trauma, essa é a minha opinião…

    Espero que tudo fique bem…

  12. Luci Moraes Leme 08/04/2012 às 12:33 am #

    Alguem poderia me ajudar, ajudar meu gatinho, tenho 3 irmaos, peguei rua jogado, agora eles tem 1,5ano, 1 macho apresentou convulsao, esta magro, come tosse, agitado, apos convulsao e pouca baba, sai como se nada tivss acontecido. levei clinica animal place de urgencia, deram diazepan, ficou mal…ex sang chapa pulmao e garganta, 1 dia de clinica quase 500 reais, estao xutando.. agora dizem que precisa endoscopia. desconfio de panleucopemia- viral. onde posso realizar exames precisos de doencas de gatos. que se for vai passar pros outros 2. Nao sei o que fazer, nao disponho de rios de dinheiro e quero dar assistencia a ele. AJUDEM POR FAVOR…

  13. clauporto 08/04/2012 às 5:51 pm #

    Luci, panleucopenia dificilmente atinge gatos adultos, e não tem esses sintomas. Ele pode, entre outras coisas, ter epilepsia, estar renal… Uréia muito alta causa convulsões. Deviam ter ao menos feito hemograma completo, uréia e creatinina, função hepática… E não sair medicando sem saber o que o gato tem. Onde você mora?

  14. katia 20/09/2012 às 8:50 pm #

    Olá lista de gatos, estou precisando de ajuda também. Estou desesperada. Tenho um gato macho, tres anos, que de uma semana pra cá está amuado, não come, não bebe água sozinho. Faz xixi, mas não ta fazendo coco. Estou dando comida em pasta. Já fiz varios exames, e nada. Só aparece um indicio de inflamação, mas ninguém descobre onde. Ultra, hemograma, nada. O que posso fazer? Por favor me ajudem.

    • Tatiana 01/10/2012 às 9:17 pm #

      Katia,

      De qual estado vc é? Acho que seria bom procurar um especialista em FELINOS. Nem todo veterinário entende e está apto realmente para cuidar de gatos.

      E pelo tempo de sua mensagem, é URGENTE…

      Abraços,
      Tatiana

  15. suely 25/09/2012 às 2:37 pm #

    tenho uma gatinha castrada que fica dentro de casa,com acesso ao jardim.durante o dia.e que é telado,portanto ela não vai pra rua,nem tem contatos com outros animais.HÁ dois dias começou a ficar mais agitada,correndo pra todo o canto e não quer nossa companhia,indo para seu cantinho,dentro do guarda roupa,atrás da porta, ou sua almofada.É vacinada.,e está se alimentando.
    Estou preocupada!
    Suely

    • Tatiana 01/10/2012 às 10:42 pm #

      Acho que uma visita ao veterinário seria bom, não, Suely?

      Ou será que apareceram novos gatos na rua? Tb pode estar causando essa mudança no comportamento dela.

  16. Karol 04/10/2012 às 5:48 pm #

    Olá! Meu gato está internado com a veterinaria desde o dia 2/10
    Ela suspeita que seja PIF.
    Hoje ele não quer comer e está amarelado. Encaminhamos exame de sangue para ter alguns esclarecimentos, mas estou arrasada..
    O Tigre é um vira lata muito amado, está com 9 meses..
    Alguém tem algum comentario que possa me ajudar?

    Obrigada

    • mbavaresco 04/10/2012 às 6:05 pm #

      Olá Karoline
      PIF é das doenças mais cruéis que existem.
      Acabei de perder uma gata muito amada e foi muito doloroso.
      Tens resultados de exames?
      Pode nos mandar os resultados?
      Força querida!

  17. Maga 04/10/2012 às 6:29 pm #

    Oi Karoline, pq o veterinário diagnosticou PIF? Ele tem algum líquido na cavidade abdominal? Normalmente, quando o gato fica ictérico, é problema hepático… Se puder, nos mande os resultados dos exames. Pode me escrever no magatinhos@gmail.com… espero que seu gatinho melhore viu?

  18. Karol 05/10/2012 às 1:22 pm #

    Bom dia!! Muito obrigada pelas respostas!

    Hoje sai o resultado do exame de sangue.

    No dia da internação foi feito um procedimento e retiraram 100ml de um liquido amarelo do torax dele..

    Assim que eu tiver os resultados envio para vocês!
    Muito obrigada, abraço

  19. diana figueiredo 24/11/2012 às 2:56 pm #

    meu nome ´´´e DIANAtenho um gatinho com 12 anos já levei no vet. já fez exames e n ao aparece nada só q ele só quer ficar dentro do armário ou tapado na cama embora estando calor sempre foi um gato aciado mas agora se eu n levar faz as nesse citade aonde ele es´tánaosei oq fazer será q vcs podem me ajudar se alimenta só se eu estiver pertomto obrigado

    • Adriana Zanesco 26/11/2012 às 4:15 pm #

      Fizeram exxames das funções renais e hepáticas, se já fizeram tentaria uma ultrasonografia abdominal e um ecocardiograma, se for de SP posso indicar especialistas em felinos. bjs e melhoras ao peludo amado.

  20. Mariana 10/12/2012 às 6:44 pm #

    Olá, tive um gatinho que morreu com suspeita de hepatite felina ou leucemia felina, como posso limpar corretamente o ambiente onde ele vivia para ter outros animais?

    • mbavaresco 11/12/2012 às 10:54 am #

      Alice diz:
      “Segundo minha vet, especialista em felinos, o virus da felv precisa de substancia orgânica viva pra se manter. Saliva, urina, vômito, ainda úmidos, por ex.
      Portanto uma boa limpeza com desinfetantes comuns, uma faxina normal, são suficientes.
      Uma precaução extra é trocar os potes plásticos e caixa de areia, apesar de não ser necessária”

  21. Claudia Porto 10/12/2012 às 7:15 pm #

    Mariana, uma boa limpeza com água sanitária é mais que suficiente.

    • Mariana 11/12/2012 às 10:42 am #

      Obrigada! Fico mais tranquila!

  22. James de Araujo Arruda Nascimento 07/01/2013 às 8:41 pm #

    O meu gato tem um problema que quando está tomando banho ou se coçando acaba tendo uma coceira na sua lateral na altura costela que o faz ter um tipo de espasmo e fica de costas deitado de costas e urinando involuntariamente. Depois fica com coceiras violentas a ponto de quase se multilar. Alguém poderia me explicar esse problema dele?

    • mbavaresco 08/01/2013 às 10:44 am #

      Olá,
      podem ser várias coisas, inclusive comportamentais.
      Eu aconselho que você o leve o quanto antes ao veterinário, pois existem doenças dermatológicas que avançadas, podem levar o animal ao óbito ou deixar sequelas irreversíveis.
      Marilia

  23. maira teixeira 11/01/2013 às 1:09 am #

    Olá! gostaria de uma ajuda, pois o veterinario me disse que não sabe mas o que fazer.
    Em Julho/2011 o meu gato ficou doente, espirrando muito e ficou com o nariz inchado o médico disse que ele estava com Criptococose, ele medicou com hidracosanol, cetacosanol, iodo para limpeza e pomada tambem cetacosanol e varios outro medicamentos, desde então eu não paro de dar medicamento cada mês e um diferente, já estou com esse poblema a 01 ano 07 meses, o meu gatinho não para de tomar remedio, e não estou vendo melhora, agora ele esta emagrecendo e os dentes da frente tanto em baixo quando em cima cairam só esta com os caninos. O que eu posso fazer para ajudar? qual e medicação correta? eu todo os dias trato dou medicação, compro tudo que o veterinario fala mas a lesão no nariz não melhora , quando penso que esta cicatrizando ela abre novamente, e os espiros voltam.
    Se possível me dei uma Luz !!!!
    Agradeço Qualquer Ajuda.

    Maira.

  24. patricia 11/01/2013 às 2:47 pm #

    Maira,

    Vocês fizeram citologia antes de começar o tratamento?

    Já pensou em procurar um especialista?

  25. maira 16/01/2013 às 11:34 pm #

    Nenhum médico pediu até o momento.

    A 1ª médica (07/2011), mandou eu sacrificar, ai fiquei muito chateada, e procurei outro veterinário que e o atual desde então, mas ele também não sabe mas o que fazer, e pediu que procura-se a Fio Cruz, porém eles não estão mas fazendo atendimento ,só estão tratando os animais que já estão lá.

    Eu estou ainda dando os remédios que tenho, mas não sei a quem recorrer.

    Grata, pela atenção.

    • Taís 07/02/2013 às 1:27 am #

      Olá, Maga!
      Tenho uma gatinha de dois anos, aproximadamente um mês adotei uma nova gatinha de um ano e meio. Elas ficaram super amigas em pouco tempo. Levei a mais nova para vacinar e a veterinária pediu para vermifugar as dua. Então dei o remédio para ambas. No decorrer desse período fiz uma pequena reforma aqui em casa, mexemos com tinta, e também trocamos o piso, tive o cuidado muitas vezes de colocá-las em quartos distante de cheiro e pó de madeira. Porém algumas vezes elas iam até o quintal e tinham contato com o cheiro e o pó. Enfim, a mais ou menos duas semanas a mais velha adoeceu. Minha dúvida é se ela está tendo uma reação alérgica ou também pode ter pegado alguma doença. Os sintomas são letargia, a maior parte do tempo ela fica deitada. Está comendo, bebendo água, defecando e urinando. Porém percebi que o miado dela, praticamente não saí. Levei a gatinha no veterinário, ele entrou com anti-inflamatório e cortizona. E agora também vaii entrar com antibiótico. Será que não seria necessário fazer alguns exames. Amo tanto esse bichinho, dói na alma ver ela tão tristinha.
      Grata pela atenção
      Taís

      • Maga 07/02/2013 às 1:15 pm #

        Oi Taís. Esse veterinário em que você a levou não fez nenhum exame? Qual o diagnóstico dele?

        Ela teve alguma melhora com estes medicamentos?

  26. Taís 07/02/2013 às 10:40 pm #

    Oi Maga!
    Não há diagnóstico, por isso estou preocupada. A melhora não é muito significativa. Será que estas medicações podem camuflar doenças mais graves? Maga quais exames eu deveria fazer? Vou ver isso esse final de semana!
    Grata pela atenção.
    Taís

    • Maga 08/02/2013 às 11:02 am #

      Bom dia, Tais.

      Se a gata fosse minha eu pediria hemograma completo, função renal completa, função hepática.

      Onde vc mora?

      Seu veterinário fez exame de garganta e apalpação do abdomen?

      • Taís 08/02/2013 às 9:28 pm #

        Oi Maga! Ela fez sim, e semana que vem já vou pedir esses exames. Os três, acho que é algo necessário. Grata pela dica…Beijosss

  27. rosa ferreira 11/04/2013 às 9:44 pm #

    ola, gostaria de saber se alguém já teve um gato com estes sintomas : olha para trás mais propriamente para a zona da cauda resmunga imenso, bufando e foge ! o meu gato está assim há um mês, levei ao veterinário e foi feita uma ecografia que apresentava calculos na bexiga, fez antibiotico . Não resultou, levei a um outro veterinário e fez também ecografia e disse o mesmo que o anterior, mas nas analises ao sangue não apresentou qualquer infeção. Ele continua com os mesmos sintomas.

    • mbavaresco 12/04/2013 às 12:22 pm #

      Olá, Rosa.
      Sempre tem alguma coisa quando um gato age diferente do usual. Quem sabe problema neurológico? Ou então simplesmente vermes?
      Se ele está fazendo “fuuuuzz” para a cauda, é que tem algo ali que o incomoda, que não o deixa descansar.
      Eu levaria no veterinário novamente e exigiria mais exames inclusive coletando as fezes e analisando. Não existe ninguém mais capacitado que um profissional da área para atestar se existe um problema e prescrever o tratamento.
      Abraço e que seu peludo melhore logo.

  28. Carla 15/04/2013 às 12:02 am #

    Olá,

    Tenho 3 gatinhas, uma de 2 anos, uma de 8 meses (as duas com vacinas em dia) e uma de 2 meses e pouquinho que será vacinada esta semana. A de 8 meses nos últimos 2 meses tem tido muito lacrimejação, levamos no oftalmo e ela fez alguns exames, que nao deram nada. Depois disso ela começou a tomar cat lysin caso fosse imunidade. E entao a 3ª pálpebra dela ficou mais evidente, paramos com o cat lysin e voltamos ao oftalmo q entao receitou pomada para herpes. Ainda nao iniciamos o tratamento pois estamos em duvida, por ser vacinada, se um hemograma nao detectaria a doença. E agora também a nossa gatinha de 2 anos hoje começou a aparentar a pálpebra mais aparente também, entao achamos que deve ser outra coisa pois as duas sao vacinadas.
    Gostaria de saber qual exame seria indicado ja q nao confio no diagnostico e gostaria de procurar outro profissional, porém um pouco mais preparada.
    Obrigada!

    • mbavaresco 15/04/2013 às 2:05 pm #

      Olá
      Eu consideraria a hipótese de fazer um exame de sangue mais completo, ecografia e exame de urina e fezes.
      Quando a terceira pálpebra fica evidente, é sinal que existe sim um problema com a saúde do felino. É como se fosse um aviso do organismo dele dizendo que precisa ser verificado.
      Se puder, leve ao veterinário o quanto antes e solicite uma bateria de exames completos. Só eles podem atestar se algo está errado.
      Caso vc não se contente com o atendimento ou o diagnóstico, procure outra opinião de um profissional da saúde felina.
      Lembre-se: pálpebra aparente em gato é sinal de problema de saúde.
      Abraço

      • Carla 15/04/2013 às 11:03 pm #

        Obrigada, farei todos os exames o mais rápido possível.
        Moro em Florianópolis, e acabei de mudar pra cá, tem sido dificil achar um bom vet pras minhas gatinhas. Se você souber me indicar algum na região que seja especialista em felinos?
        Obrigada mais uma vez,

        Abraço

  29. Marjorie 16/04/2013 às 12:20 pm #

    Carla, sou de Floripa e tenho uma ótima vet especialista. Ela atende em casa e tem parceria com clinicas.
    O nome dela é Ioná: 84332626(oi) 96069456(tim)
    se quiser trocar ideias comigo pode me escrever diretamente: marjorie.momm@gmail.com

  30. Kátia Nascimento 02/05/2013 às 5:01 pm #

    Olá Maga… estou desolada pois meu Sivuca , o gatinho mais lindo e amado do mundo ,mudou a uma semana, fica só deitado , orelhas e entradas urina cor de laranja , inapetencia. o hemograma deu linfopenia, monocitose e eosinopenia absolutas, não há hemoparasitos.A fosfatase alcalina 874+, soro icterico+++.O laudo do ultrassom é que me deixou mais triste.segmento intestinal na região mesogástrica, medindo 5’5 – 6’0 com paredes muitos espessas sugerindo enteropatia localizada severa.. Ainda, discreto aumento de ecogenicidade da cavidade abdominal na região mesogastrica sugerindo inflamação peritecidual.. Ainda formação ovalada de 2’8 por 1’7cm na região mesogastrica sugerindo linfoadenopatia localizada.Está tomando legalon emulsão , A.D na seringa e agua de coco na seringa. Por favor, nào durmo só pensando o que fazer?Ajude-me.

  31. Kátia Nascimento 02/05/2013 às 5:02 pm #

    E.u quis dizer orelhas amareladas assim como aquelas entradas com pelo mais ralinho amareladas

  32. Rosa Cristina 22/05/2013 às 12:09 am #

    olá, minha gata comeu um rato,e ficou doente ela não se alimenta e anda cambaleando e esta com os olhos amarelos esta muito mal, não sei o que fazer pois tenho medo que seja uma doença contagiosa, estou muito triste. por favor me ajuda. desde já agradeço.

    • mbavaresco 22/05/2013 às 12:10 pm #

      Olá Rosa,
      em primeiro lugar, leve seu gato urgentemente ao veterinário.
      Não há nada que se possa fazer sem diagnóstico de um profissional.
      Se for uma doença, seja ela contagiosa ou não, existe tratamento.
      Boa sorte!
      Abraços.
      Marilia

  33. Zilda Lima Neves 15/07/2013 às 11:42 am #

    Zilda minha gata apareceu com os órgãos trazeiros inflamados, até sangrando um pouco ; perdendo peso. não quer alimentar ( como ração wiskas) ela é peluda e o pêlo embaraça muito formando blocos endurecidos.
    Responda, por favor

    • mbavaresco 15/07/2013 às 12:10 pm #

      Olá Zilda, nesse caso me parece importantíssimo que você corra para um atendimento veterinário.
      Demorar demais pode ser fatal.
      Pode ser uma simples inflamação na glândula anal, como pode ser um problema em órgãos internos, como endometriose ou algo mais perigoso.
      Desejo melhoras.

  34. Adriana 14/08/2013 às 10:19 pm #

    Boa noite, meu gatinho siamês, tem três meses e começou apresentar sintomas de hepatite, não quer comer, esta começando a ficar amarelo, febre, barriga inchada, sangue nas fezes e fraqueza e só geme, levei o ao veterinário e ele disse que tem que esperar deu um antibiótico, e soro só que não melhorou nada ele não consegue comer e nem se levantar, ate tenta mas não consegue nem fazer xixi ele cai novamente. estou desesperada não sei o que fazer me ajudem .. se tem tratamento ou não. agradeço pela atenção.

    • mbavaresco 14/08/2013 às 11:09 pm #

      Adriana, este quadro que você está falando remete à hepatite mesmo e é altamente complicada se não tratada em tempo hábil.
      Eu te aconselho a voltar ao veterinário. O quanto antes. Se este veterinário não inspira confiança, vc deve procurar outro.
      Torcendo para que seu filhote melhore e não seja algo grave.
      Marilia

  35. Caroline 29/09/2013 às 1:55 am #

    Boa noite.
    Minha gata começou a espirrar há algumas semanas. Além disso, apareceu um inchaço por dentro do focinho que está entortando o nariz dela.
    Alguém teria ideia do que se trata?
    Desde já agradeço a atenção.

    • mbavaresco 30/09/2013 às 1:38 pm #

      Olá,
      acho que a melhor coisa a ser feita é ir urgente ao veterinário.
      Pode ser uma inflamação corriqueira e o tratamento desinche.
      É bom se precaver.
      Boa sorte.

  36. Monica 08/12/2013 às 3:13 am #

    Gostaria de saber , tenho uma gata persa com 3anos que há 4 meses o veterinário disse que ela tem suspeita de pif, pois ela estava com a barriga dagua, foi drenada a barriga e nesses 4 meses não criou mais agua e nem teve nenhum sintoma, ela esta bem, os veterinários me falam que não tem como saber o certo se ela tem pif, o problema é que tenho mais quatro persas, e estou tendo que deixar separado, por quanto tempo terei que deixar separados:?

    • mbavaresco 08/12/2013 às 11:54 am #

      Olá! PIF é uma doença muito séria. Infelizmente ainda existem veterinários que dão diagnóstico sem fazer os exames necessários. Eu tive uma gatinha com PIF e, depois de diagnosticada e ir a óbito, optei por não fazer necropsia (que é de fato o exame que bate o martelo, digamos assim). Um ano depois meu gato mais velho teve os mesmos sintomas e foi diagnosticado com PIF. Inclusive o líquido drenado foi a laboratório. Comecei a dar Interferon para todos, duas vezes ao dia por conselho da veterinária. Ele está vivo e feliz até hoje, isso fazem dois anos.
      O que quero te dizer é que cada gato é um gato… assim como os humanos, cada organismo reage de um jeito. O melhor que você faz é pedir para seu veterinário a realização de todos os exames, e o tratamento paliativo para deixá-la forte.
      Abraços e boa sorte

  37. Andréia 23/12/2013 às 9:41 pm #

    Olá gostaria de saber ,depois de quantos dias do vírus da leucopenia encubado aparecem os sintomas?

    • mbavaresco 25/12/2013 às 9:46 pm #

      Segundo a literatura veterinária o período de incubação é bem curto (de dois dias a uma semana).
      Tratamento veterinário urgente é o melhor a ser feito.

  38. Glauce Maria 16/04/2014 às 9:26 pm #

    Ola Maga pegamos um gatinho doente na rua ,comecou a urinar sem sentir,esta palido n se alimenta e nem bebe agua,estava dando na seringa,levei na veterinaria ela disse q estava muito desidratado e q tinha hepatite,nao havia feito exames pra saber si realmente tinha hepatite,colocou ele no soro pela desidratacao,ela disse q sai caro o tratamento n sei o q fazer,teria como eu cuidar dele em cs…..

  39. Cynthia caroline 11/06/2014 às 10:22 pm #

    Oi, Tenho um gatinho que teve um problema na boca,mais especificamente nos dentes. Ja levei no veterinario extraiu os dentes mais nao resolveu. O que eu faco? gostaria de uma opiniao. obrigado!!

  40. heloisa 14/07/2014 às 9:34 pm #

    Hey , meu gato esta com um problema no olho direito… Parece que esta chorando pus.. Nao achei nada que pudesse me ajudar. O olho esquerdo esta normal e provavelmente isto é uma infecçao..me ajudem! Oq devo fazer ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: