Como Se Aproximar de Um Felino Arredio

29 jun

Dica quentíssima da nossa encantadora de gatos oficial da Lista Gatos, srta Giane Portal.

Esses dias recebi um e-mail de um amigo do facebook pedindo dicas de aproximação com o gatinho adulto que ele tinha adotado recentemente, que sempre fugia quando tentavam se aproximar.

Como recebi uma resposta positiva, decidi compartilhar com vocês o e-mail com as dicas que enviei. Espero que sejam úteis!

********

Aqui vão algumas estratégias para conquistar um gatinho tímido, mas é preciso dizer que, dependendo do trauma que o gatinho sofreu antes, não é garantido que algum dia ele venha a confiar totalmente, mas você pode tentar!

1. Passar tempo com ele SEM “notar”a presença dele. Por exemplo, se ele se esconde embaixo da cama, sentar um tempo por ali (com um livro, um notebook), sem olhar, sem chamar, sem fazer nada. Isso porque gatos mais tímidos às vezes precisam do tempo deles, e quando vamos em direção a eles a tendência é fugir. 

2. Além disso, você pode levar patês, alguma guloseima, de deixar a seu lado. Se ele for comer, não dê bola, não faça carinho, nada. Assim ele vai se acostumando com sua presença e associando a coisas boas.

3. Sempre que você for tentar uma interação, dê sua mão para ele cheirar antes de tentar fazer carinho. Não volte a palma da mão para o rosto, pois ele pode achar que vc está tentando “agarrá-lo” e fugir.

4. Se ele se aproximar, resista a tentação de imediatamente tocá-lo. Espere ele se sentir seguro.

5. Um das coisas que mais consolida a relação entre gatos e humanos são os brinquedos. Descubra algo que desperte o interesse dele, e que você possa manusear de longe, tipo uma varinha com bichinho. É uma ótima maneira de construir uma relação.

Shun

6. Deixe uma camiseta sua (usada) perto do pote de comida e dos lugares de dormir. Mais uma vez, ajuda a associar as coisas boas a seu cheiro.

7. E para finalizar, da para complementar tudo isso com Florais de Bach. Aqui em casa eu geralmente tenho bons resultados com o uso de Florais.

Espero que essas dicas ajudem!

Meow!
Giane Portal
satbast
astrologia:
http://gianeportal.wordpress.com/
www.cnastrologia.org.br/
fotos felinas:
www.flickr.com/photos/fofurasfelinas/ 
desenhos felinos:
http://fofurasfelinas.carbonmade.com/
felinidades:
fofurasfelinas.katgyrl.com/
Anúncios

3 Respostas to “Como Se Aproximar de Um Felino Arredio”

  1. mbavaresco 29/06/2010 às 7:34 pm #

    Um dos meus resgatos tachado de “jaguatirica” pelo pessoal do CCZ, onde o resgatei, foi exatamente assim como a Gi descreveu acima… e deu certo. Com carinho, em menos de quinze dias, ele pedia colo e ronronava. Só precisava reconhecer que existem BONS humanos dentre tantos outros maus… =)

  2. gianeportal 29/06/2010 às 7:48 pm #

    Oi Marília! Obrigada por ter publicado. Que legal seu comentário, realmente essa história foi muito emocionante!

  3. Kelly Resende 20/07/2010 às 12:11 am #

    Adorei as dicas, eu tenho um gatos que era praticamente selvagem e foi mais ou menos assim que o conquistamos. O mais importante foi ter muita paciencia, deixa-lo tranquilo e respeitar o tempo dele. O uso de brinquedos foi crucial, pois foi assim que comecei a toca-lo aos poucos. Muito bom o post.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: