Casa de Passagem

6 jun

Muitos de nós, da Lista Gatos, já hospedaram e hospedam felinos para que, futuramente sejam adotados.

Para isso é muito importante ter em mente que esses felinos não são nossos. Estamos doando um espaço para que fiquem tranquilos aguardando adoção, ou se curem, ou tenham seus bebês, ou seja lá o que for, dando alimento, amor e um teto para se acolherem. Tira-se por vezes um espaço que era ocupado pelos nossos próprios felinos, ou como foi aqui, o quarto de minha filha que dorme comigo desde que chegaram Madeleine e família.

Nem sempre é fácil!. Muitas vezes acontece de o apego ser tão grande, da adoção demorar tanto tempo que eles passam de provisórios para permanentes. E isso acontece sempre. Temos muitos casos na lista.

Por isso é importante pensar se estamos preparados para fazer esta casa de passagem.  Não só pela questão da manutenção e do espaço necessário, mas emocionalmente. Sabe-se que o apelo desesperado é impossível de negar e aquele olhar de abandono muitas vezes advindo de situações de risco, perigo de vida iminente é irrecusável.  Muitas vezes num impulso levamos para casa sem saber direito se temos estrutura para isso. Aconteceu no meu primeiro resgate com o Vítor. Considerado feral, tirado do CCZ sem pensar nas consequências, uma história com final feliz que podia muito bem ter dado errado. Até hoje sofro as sequelas daquele caso, mas felizmente ele foi salvo.

Ah! E não esquecendo que além de tudo você terá que ouvir palpites de pessoas que nada fazem, vai ser tachado de louco por tentar ajudar um felino em perigo, enfim… são muitas as provações de se oferecer casa de passagem.

Claro que tudo isso fica pequeno frente ao trabalho bem feito, as notícias de que os adotados estão felizes, estão sendo amados, e graças a você! Graças à sua disposição de ajudar. Isso não tem preço. Não há dinheiro que pague saber que essas vidinhas foram preservadas e estão recebendo uma chance de novo.

Quando a adoção dá certo e sua casa volta a ficar dos seus felinos de sempre, deixe passar um tempo antes de pegar mais resgatados. Aproveite e deixe-os aproveitar um pouco de sua casa. Não adianta dar lar temporário se você sabe que não vai conseguir se desapegar, se vai sofrer muito no desfecho que é a adoção. Se este for o caso, ao invés de casa de passagem pense em adotar o felino em questão. Menos sofrimento, uma adaptação e mais um gatinho feliz.

Escrevi um post hoje sobre minha última resgatada e seus filhotes, sobre este mesmo tema no meu blog pessoal – http://repositoriodamarilia.blogspot.com/2010/06/onus-de-fazer-casa-de-passagem.html

Anúncios

Uma resposta to “Casa de Passagem”

  1. Familia Poteusso 07/06/2010 às 9:26 pm #

    CARACA!!! Mas que presente! Esse blog ta lindo!
    Que trabalho lindo Marilia! Só voce mesmo…
    Parabens e obrigado por este lindo presente para todos nos da lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: