A CRIANÇA E O GATO

25 out

(via DICAS PELUDAS by DENISE DECHEN on 10/25/12)
CRIAN%C3%87A+X+GATO.jpg
* por Mayra Felício de Lima
O gato fica fascinado com a presença de um bebê na casa. Porém em virtude de idéias e preconceitos muitas famílias privam os bebês da felicidade de conviver com os gatos. Muitas pessoas acreditam que gatos têm a má intenção de asfixiar o bebê indo dormir em seu berço, o que não é verdade. Acreditamos que algumas razões podem justificar a atração que um bebê no seu berço exerce sobre um gato: as regurgitações e a produção de leite azedo vindas do bebê atraem o gato para uma nova fonte de alimentos (é um dos motivos que faz com que o gato procure o lugar onde fica o bebê para lamber e para se aconchegar); Além disso, o bebê dorme muito, como o gato, e o berço sempre macio e quente torna-se o lugar cheio de atrativos irresistíveis para o gato. Para evitar problemas, como pêlos de gatos nos lençóis, é prudente evitar o acesso do gato ao quarto da criança nos seus primeiros dias de vida, sempre tomando cuidado pra que o gato não associe a presença do bebê à ausência de carinho para com ele. Durante os períodos em que o bebê está acordado, é necessário dar toda a liberdade, tanto para o gato como para o bebê, de interagirem como desejem. Desta forma, comumente veremos o gato diante da porta do quarto do bebê esperando que ele acorde. Ou poderemos ver o gato oferecendo seu flanco para carinhos enquanto o bebê está em seu carrinho ou cadeirinha. Estas interações por iniciativa evidente do gato já podem ser observadas antes dos cinco meses de vida do bebê.

Quando a criança começa a gatinhar e a andar começam as correrias e o gato se vê em apuros, principalmente quando a criança descobre a sua cauda móvel e peluda. Mas é entre os 18 e os 24 meses que as crianças expressam comportamentos de agressão classicamente descritos na evolução normal. Neste caso o proprietário deve ficar atento e sempre perto do gato e da criança durante as interações, visto um possível (e infelizmente provável) arranhão. É neste período que ensinamos as crianças a respeitar o gato, que pode também se fazer respeitar por si mesmo…

Ver um gato andando, subindo, descendo, escalando, cria um interesse espontâneo da criança, que vocaliza manifestando alegria e excitação. Melhor que qualquer outro animal, o gato permite à criança entrar em contato com seu ambiente pela estimulação de movimentos e autoriza a exploração segura do ambiente imediato. Muitas vezes as vocalizações das crianças fazem o gato fugir e isso ocorre porque o seu temperamento e socialização mais ou menos precoce (o ideal é antes de cinco semanas de idade) vão determinar em grande parte a natureza e a qualidade das suas interações com as crianças. Devido à diversidade do temperamento felino, algumas crianças interagem mais com o gato da avó ou da vizinha e menos com o gato da família.

A criança aprende a adaptar o seu comportamento em função dos desejos do gato, ou seja, aprende a arte da paciência. O gato torna-se um grande parceiro e brincando ensina para a criança o respeito mútuo, compreensão dos seus gestos, expressões e vocalizações… O gato simplesmente ensina a vida.
Fonte:http://semanario.net.br/opiniao_.php?iun=1081

* Mayra Felício de Lima é Médica Veterinária com completo ambulatório em Fernandópolis, atendendo cães e gatos. E-mail: afagosvetclin.

SEJA GENTIL,PARTILHE MAS NÃO ESQUEÇA DE CITAR AS FONTES
DICAS PELUDAS:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/

About these ads

2 Respostas to “A CRIANÇA E O GATO”

  1. biba 02/01/2013 at 1:43 am #

    minhas filhas desde que nasceram, convivem com gatos, tinha um siames, o skar, que cresceu com a mais nova, que hoje tem 20 anos, claro que era limpissimo, nunca fez xixi ou coco dentro de casa… morreu velhinho, e minhas filhas, hoje com 24 e 20 nunca tiveram doencas, e dormiam com ele todo o tempo… saudades meu skar, nunca vou esquecer teus carinhos e inteligencia

  2. mbavaresco 02/01/2013 at 11:47 am #

    Que amor.
    Obrigada pelo seu depoimento!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 124 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: